Perguntas Frequentes - Calculadoras (Ano Letivo 2023/2024)
Content links
Perguntas Frequentes - Calculadoras (Ano Letivo 2023/2024)
Exemplo - serem silenciosas;
Exemplo - não necessitarem de alimentação exterior localizada;
Exemplo - não terem cálculo simbólico (CAS);
Exemplo - não terem capacidade de comunicação à distância;
Exemplo - não terem fitas, rolos de papel ou outro meio de impressão;
Exemplo - não serem Opensource;
Todos os modelos de máquinas de calcular que satisfaçam cumulativamente as condições, acima enunciadas, são autorizados em exame, nomeadamente modelos de máquinas não programáveis e não alfanuméricas, bem como os modelos de calculadoras científicas.
Na eventualidade de um aluno se apresentar a exame com um modelo de calculadora sem a funcionalidade Modo de Exame poderá utilizar essa calculadora, mas tem de proceder à limpeza da memória da calculadora, na sala onde se realiza o exame, na presença do professor coadjuvante.
Compete à escola de inscrição verificar se as caraterísticas das máquinas apresentadas pelos alunos estão de acordo com as normas definidas no Ofício-Circular 49464/2023/DGE-DSDC-DES, podendo para isso consultar os sites das marcas respetivas, e ou os contactos aí referidos para os devidos esclarecimentos.
Sempre que os alunos se apresentem a uma prova de equivalência à frequência ou a um exame final nacional com uma calculadora cujas características técnicas não se enquadrem nas condições previstas, levantando dúvidas quanto à legitimidade da sua utilização, não lhes é impedido o seu uso, devendo o aluno obrigatoriamente preencher o Modelo 04/JNE/2024, caso utilize a sua calculadora independentemente de ter efetuado a limpeza da memória ou caso utilize uma calculadora disponibilizada pela escola.
No caso do aluno se apresentar a uma prova ou exame com uma calculadora cujas características técnicas não se enquadrem nas condições previstas, levantando dúvidas quanto à legitimidade da sua utilização, aplica-se o disposto na questão n.º 7.
É ainda de acrescentar que a configuração da calculadora e a escolha das funcionalidades a ativar é da responsabilidade de cada aluno, pelo que o mesmo tem de ter essas funcionalidades acauteladas quando coloca a sua calculadora em Modo de Exame ou efetua a limpeza de memória.
As escolas deverão comunicar, pelo meio mais expedito, a todos os alunos inscritos no exame nacional de Física e Química A (715), Matemática A (635), Matemática B (735) e Matemática Aplicada às Ciências Sociais (835), que devem ser portadores de calculadoras gráficas com a funcionalidade Modo de Exame. Neste sentido, deverão as escolas orientar os alunos para que estes possam aceder a toda a informação que lhes permita saber colocar a sua máquina calculadora com esta funcionalidade ativa.