Principais Cimeiras Internacionais e Resoluções
Content links
Principais Cimeiras Internacionais e Resoluções
Conferência de Estocolmo (1972)
A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e Meio Ambiente Humano foi o primeiro grande encontro internacional (113 países) com representantes de diversas nações para discutir os problemas ambientais.
Conferência de Belgrado (1975)
“Colóquio sobre Educação Ambiental", organizado pela UNESCO e pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), em Belgrado, em 1975, no seguimento das recomendações da Conferência de Estocolmo. Desse encontro saiu a "Carta de Belgrado", documento concetual de referência no âmbito da educação ambiental.
Conferência de Tbilisi na Geórgia, 1977
Conferência organizada pela UNESCO e pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), em Tbilisi (Geórgia, antiga URSS), em 1977. Fortemente inspirada pela Carta de Belgrado e exclusivamente centrada na temática da Educação Ambiental, este evento contribuiu decisivamente para o Programa Internacional de Educação Ambiental.
Eco-92 (1992)
A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92) ocorreu no Rio do Janeiro. Foi a segunda grande reunião das Nações Unidas sobre o meio ambiente e reuniu 178 países.
Desta Conferência resultaram importantes resoluções tais como: a Convenção sobre Mudanças Climáticas, a Convenção sobre a Diversidade Biológica, a Declaração do Rio, a Declaração sobre Florestas e a Agenda XXI.
Conferência de Joanesburgo (2002)- (Rio+10)
A Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+10) teve como objetivo reavaliar e implementar as conclusões e diretrizes acordadas na conferência Rio-92.Teve ainda como objetivo a aprovação de diretrizes relacionadas com as mudanças climáticas e o crescimento da pobreza de forma a reduzir as enormes diferenças entre os padrões de vida das populações com o fim de elaborar uma estratégia para alcançar um desenvolvimento sustentável.
Rio+20 (2012)
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), conhecida como Rio+20, realizou-se no Rio de Janeiro e teve como objetivo principal a renovação do compromisso político sobre desenvolvimento sustentável.