Está aqui

R-A 2022 Música | Sintra

Content links

R-A 2022 Música | Sintra

Na semana de 30 de maio a 3 de junho decorreu, no Agrupamento de Escolas (AE) Monte da Lua, Sintra, a Residência Artística/Música de 2022 (R-A 2022) do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), onde a turma da Professora Ana Beijinho do 3.º ano, da Escola Básica (EB) do Mucifal, Colares, recebeu Sofia Cosme, flautista da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Esta iniciativa interministerial, entre as áreas da Educação e da Cultura, teve como principal finalidade desenvolver o conhecimento musical dos alunos, compreendendo a música como forma de expressão e, paralelamente, promover a concentração, o autocontrolo, a cooperação e o espírito de grupo.  

Ao delinear esta residência artística, sob o tema A música à nossa volta e ao alcance de todos: construção de instrumentos e bandas sonoras, estabeleceu-se como objetivo ajudar as crianças a perceber que há sempre inúmeros sons e música à nossa volta — que a música e os sons que ouvimos podem mudar a nossa perceção da realidade e até os nossos sentimentos num momento específico. Pretendeu-se que os alunos explorassem materiais usados em casa e na escola e que os reciclassem, criando os seus próprios instrumentos. Com tudo isto, que usassem a sua imaginação para inventar uma história e para criar a sua própria banda sonora, recorrendo à exploração, busca e improvisação nos instrumentos que eles próprios construíram. Durante todo o processo, foram transmitidas noções musicais como a produção sonora, pulsação e ritmo, altura do som, volume sonoro, famílias de instrumentos, afinação, entre outros conceitos musicais. 

O culminar desta Residência Artística decorreu no auditório da Escola Básica Integrada de Colares, com a apresentação pública do que aconteceu ao longo da semana, onde estiveram presentes o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sintra Bruno Parreira, acompanhado por Frederico Eça e Susana Coelho, o Representante da DGEstE João Mourato, o Diretor do AE Nuno Cabanas, a Vice-Diretora do AE Cristina Moura, o Adjunto da Direção João Trigo e demais membros da Direção do AE, o Coordenador da EB do Mucifal Rui Abreu, a Coordenadora da EB de Colares Rosinda Cabanas e da DGE, Equipa de Educação Artística – Música Dina Soares, que acompanhou a semana de R-A.