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Critérios de apreciação, seleção e adoção dos manuais escolares para o ano letivo de 2012/2013

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Critérios de apreciação, seleção e adoção dos manuais escolares para o ano letivo de 2012/2013

Critérios de apreciação, seleção e adoção de manuais escolares

1. Critérios de apreciação de manuais escolares ainda não submetidos a avaliação e certificação

 Organização e Método

Apresenta uma organização coerente e funcional, estruturada na perspetiva do aluno;

Desenvolve uma metodologia facilitadora e enriquecedora das aprendizagens;

Estimula a autonomia e a criatividade;

Motiva para o saber e estimula o recurso a outras fontes de conhecimento e a outros materiais didáticos;

Permite percursos pedagógicos diversificados;

Contempla sugestões de experiências de aprendizagem diversificadas, nomeadamente de atividades de caráter prático/experimental;

Propõe atividades adequadas ao desenvolvimento de projetos interdisciplinares.

Informação

Adequa-se ao desenvolvimento das competências definidas no Currículo do respectivo ano e/ou nível de escolaridade;

Responde aos objetivos e conteúdos do Programa/Orientações Curriculares;

Fornece informação correcta, actualizada, relevante e adequada aos alunos a que se destina;

Explicita as aprendizagens essenciais;

Promove a educação para a cidadania;

Não apresenta discriminações relativas a sexos, etnias, religiões, deficiências,...

Comunicação

A conceção e a organização gráfica (¹) do manual facilitam a sua utilização e motivam o aluno para a aprendizagem;

(¹) Caracteres tipográficos, cores, destaques, espaços, títulos e subtítulos, etc;

Os textos são claros, rigorosos e adequados ao nível de ensino e à diversidade dos alunos a que se destinam;

Os diferentes tipos de ilustrações (²) são correctos, pertinentes e relacionam-se adequadamente com o texto;

(²) Fotografias, desenhos, mapas, gráficos, esquemas, etc.

Características materiais

Apresenta robustez suficiente para resistir à normal utilização;

O formato, as dimensões e o peso do manual (ou de cada um dos seus volumes) são adequados ao nível etário do aluno;

Permite a reutilização.

2. Critérios de apreciação de manuais escolares submetidos a avaliação e certificação

  • Adequação ao Projeto Educativo da Escola
  • Características do público-alvo
  • Características do meio envolvente
  • Diversidade social e cultural da comunidade escolar

 

Apreciação, seleção e adoção de manuais escolares

Para que os docentes possam dispor de um instrumento para impressão e trabalho, no momento da apreciação, seleção e adoção de manuais escolares, disponibiliza-se um documento de trabalho, que irá complementar a informação já constante da “Base de Dados de Manuais Escolares”, de acesso restrito às Escolas.

Os critérios de apreciação encontram-se incluídos nos Anexos 1 a) e 1 b) com as seguintes apreciações:

Anexo 1a) Manuais escolares ainda não submetidos a avaliação e certificação

(A análise deve ser traduzida para cada uma das componentes, numa apreciação de Muito Bom, Bom, Suficiente e Insuficiente);
 

Anexo 1b) Manuais escolares submetidos a avaliação e certificação

(A análise deve ser traduzida para cada uma das componentes, numa apreciação de Muito Adequado, Adequado, Pouco Adequado e Inadequado).

Foram acrescentadas as nomenclaturas, referidas anteriormente, aos itens SIM e NÃO, articulando-se, assim, com os instrumentos de trabalho e modelos de registo na “Base de Dados de Manuais Escolares” já existentes e de preenchimento obrigatório pelas Escolas.”