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Critérios de apreciação, seleção e adoção dos manuais escolares para o ano letivo de 2013/2014
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Critérios de apreciação, seleção e adoção dos manuais escolares para o ano letivo de 2013/2014
Critérios de apreciação, seleção e adoção de manuais escolares
Na apreciação dos manuais escolares, a análise deve ser realizada de acordo com os critérios de apreciação constantes nos Anexos 1 a) e 1 b) disponibilizados na aplicação “Adoção Online”:
Anexo 1 a) Destinado aos manuais escolares não certificados
Os docentes fazem uma apreciação de cada componente de análise específica, atribuindo uma menção qualitativa a cada uma dessas componentes. Com base na apreciação das referidas componentes de análise, os docentes atribuem uma menção qualitativa a cada uma das três componentes de análise globais.
Consideram-se componentes de análise globais “Organização e Método”, “Informação e Comunicação” e “Caraterísticas Materiais”, sendo estas subdivididas nas componentes de análise específicas discriminadas em cada um dos três itens.
1. Organização e Método
1.1. Apresenta uma organização coerente e funcional;
1.2. Apresenta uma organização adequada aos alunos;
1.3. Explicita etapas essenciais para a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades;
1.4. Motiva para o conhecimento;
1.5. Contempla sugestões de atividades de carácter prático/experimental;
1.6. Estimula a autonomia e o sentido crítico.
2. Informação e Comunicação
2.1. Respeita os programas, metas curriculares e orientações da tutela;
2.2. Tendo em conta as orientações curriculares:
- Veicula conhecimento correto;
- Veicula conhecimento relevante;
2.3. Apresenta uma organização gráfica (¹) que facilita o seu uso;
2.4. Apresenta ilustrações (²) corretas, necessárias e adequadas aos conteúdos e às atividades propostas.
(¹) Carateres tipográficos, cores, destaques, espaços, títulos, subtítulos, etc.
(²) Fotografias, desenhos, gravuras, mapas, gráficos, esquemas, etc.
3. Caraterísticas Materiais
3.1. Apresenta robustez suficiente para resistir à normal utilização;
3.2. O formato, as dimensões e o peso do manual (ou de cada um dos seus volumes) são adequados ao nível etário do aluno;
3.3. Permite a reutilização.*
* Com a exceção dos manuais escolares destinados aos 1.º a 4.º anos de escolaridade e dos manuais escolares de Língua Estrangeira.
A análise deve ser traduzida para cada uma das componentes, numa menção qualitativa de Muito Bom, Bom, Suficiente ou Insuficiente.
Anexo 1 b) Destinado aos manuais escolares avaliados e certificados
Os docentes fazem apenas uma apreciação das duas componentes de análise globais. Para atribuir uma menção qualitativa a cada componente global, deverão ser tidas em consideração as respetivas componentes específicas.
Consideram-se componentes de análise globais “Organização e Método” e “Informação e Comunicação”, sendo estas subdivididas nas componentes de análise específicas discriminadas em cada um dos dois itens.
1. Organização e Método
1.1. Apresenta uma organização coerente e funcional;
1.2. Apresenta uma organização adequada aos alunos;
1.3. Explicita etapas essenciais para a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades;
1.4. Motiva para o conhecimento;
1.5. Contempla sugestões de atividades de carácter prático/experimental;
1.6. Estimula a autonomia e o sentido crítico.
2. Informação e Comunicação
2.1. Respeita os programas, metas curriculares e orientações da tutela;
2.2. Tendo em conta as orientações curriculares:
- Veicula conhecimento correto;
- Veicula conhecimento relevante;
2.3. Apresenta uma organização gráfica (¹) que facilita o seu uso;
2.4. Apresenta ilustrações (²) corretas, necessárias e adequadas aos conteúdos e às atividades propostas.
(¹) Carateres tipográficos, cores, destaques, espaços, títulos, subtítulos, etc.
(²) Fotografias, desenhos, gravuras, mapas, gráficos, esquemas, etc.
A análise deve ser traduzida para cada uma das componentes, numa menção qualitativa de Muito Bom, Bom, Suficiente ou Insuficiente.
Apreciação, seleção e adoção de manuais escolares
Disponibiliza-se um documento de trabalho a utilizar pelos docentes no momento da apreciação, seleção e adoção de manuais escolares, que poderá servir de apoio à informação a inserir na “Base de Dados de Manuais Escolares”, de acesso restrito às Escolas.