Projeto de Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira (PEBIF)
Content links
Projeto de Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira (PEBIF)
O Projeto de Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira (PEBIF) é um projeto de cooperação entre os governos de Portugal e de Espanha e as Comunidades Autónomas, com a colaboração da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) como parceiro estratégico.
Qual é o objetivo?
O objetivo geral do projeto é promover a cooperação entre Portugal e Espanha no desenvolvimento educativo, social e económico dos territórios de fronteira, através da criação de uma rede de escolas.
Pretende-se proporcionar às crianças e aos jovens que habitam nestas regiões uma educação de qualidade, incluindo conhecimentos, capacidades e valores associados ao bilinguismo e à interculturalidade, relevantes para a cidadania, a coesão, o prosseguimento dos estudos e a empregabilidade em ambos os países. O PEBIF terá uma duração de quatro anos renovável pelo mesmo período de tempo, mediante a avaliação e acordo entre os países.
Eixos de atuação:
A inclusão e a valorização da diversidade linguística e cultural na educação são princípios que orientam o projeto e justificam o desenvolvimento de práticas pedagógicas e didáticas bilingues e interculturais reforçadas pela capacitação e formação contínua de professores. Para isso, o projeto apresenta os seguintes eixos de atuação:
Estes eixos desenvolvem-se em torno das seguintes dimensões:
• Relações Internacionais, criando um marco de cooperação entre Portugal e Espanha, com o apoio da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, como parceiro privilegiado.
• Formação, investigação e acompanhamento técnico, criando um grupo de formação para professores envolvidos e um acompanhamento técnico do trabalho de campo com a participação de assessoria científica do projeto, por parte de especialistas de instituições de ensino superior e de centros de formação de professores de ambos os países, Centros de Formação de Agrupamentos de Escolas (CFAE) e Centros de Formación del Profesorado e Innovación Educativa (CFIE).
• Desenvolvimento curricular e educativo, apoiando diretamente as escolas participantes no projeto para consolidar a sua oferta educativa e curricular, construindo recursos educativos e pedagógicos específicos.
Como funciona?
O projeto tem diferentes fases de desenvolvimento:
• Fase 1 - Identificação e participação das escolas participantes.
• Fase 2 - Capacitação dos professores através de formação contínua.
• Fase 3 - Construção de recursos pedagógicos inseridos nos projetos educativos das escolas pertencentes à rede.
• Fase 4 - Divulgação dos recursos e criação de redes para o bilinguismo e interculturalidade.
A metodologia do projeto assenta na investigação-ação, permitindo conciliar a intervenção colaborativa de professores, o rigor científico e os valores da educação bilingue e intercultural, num processo contínuo, interativo e partilhado por todos os participantes. Estes trabalham em conjunto pela melhoria da educação e pela inclusão de todos, apoiando-se e negociando em conjunto o desenvolvimento de diferentes formas de organização do trabalho escolar, de opções de gestão curricular mais flexíveis, da dinamização do trabalho interdisciplinar e da produção de recursos educativos multilingues comuns de qualidade.
Quem está envolvido?
A rede de escolas de fronteira localiza-se nas seguintes regiões/distritos de Portugal: Norte (Bragança), Centro (Guarda), Alentejo (Portalegre) e Algarve (Faro), e nas Comunidades Autónomas de Castela e Leão, Estremadura e Andaluzia.
Este trabalho de cooperação e articulação entre os territórios fronteiriços envolve as escolas e suas comunidades educativas, os organismos da administração central e das comunidades autónomas e as instituições de ensino superior. Pretende-se estimular a cooperação docente e a criação de redes de trabalho, como pedra angular na construção de uma comunidade profissional de aprendizagem.
Coordenação:
Documentos:
• Flyer PEBIF para impressão (PDF 3 MB)
• Flyer PEBIF para impresión (PDF 2 MB)