Está aqui
Materiais didáticos elaborados no âmbito do PNEP
Content links
Materiais didáticos elaborados no âmbito do PNEP
(disponíveis em suporte de papel, através do catálogo de publicações, e em linha, nas ligações abaixo)
As Implicações das TIC no Ensino da Língua []
Produzida no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), a brochura que agora se apresenta constitui um novo instrumento de apoio, concretizando, juntamente com as brochuras da mesma coleção já editadas, a iniciativa de disponibilizar aos docentes do 1.º ciclo publicações sobre o ensino da língua portuguesa, a partir das temáticas centrais do currículo do ensino básico.
Da autoria de Clara Ferrão Tavares e de Luís Filipe Barbeiro, a brochura As Implicações das TIC no Ensino da Língua apresenta as questões fundamentais relativas à implicação das tecnologias na comunicação e na aprendizagem, no ensino da leitura e no ensino da escrita.
Para além de propor uma reflexão sobre a forma de potenciar o uso das tecnologias de informação e comunicação no 1.º ciclo, a brochura apresenta atividades que têm como objetivo a melhoria do desempenho dos alunos na comunicação, na leitura e na escrita
O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Lexical []
A presente publicação integra-se numa coleção de brochuras produzidas no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP). Esta coleção tem como objetivo disponibilizar aos docentes recursos de qualidade sobre o ensino da língua portuguesa, a partir das temáticas centrais do currículo do ensino básico.
Esta brochura, da autoria de Inês Duarte, com a colaboração de Madalena Colaço, Maria João Freitas e Anabela Gonçalves, incide sobre a importância do conhecimento lexical para o sucesso escolar e descreve os aspetos envolvidos no conhecimento das palavras da língua portuguesa, para além de apresentar um conjunto de propostas de atividades no âmbito do trabalho sobre o léxico.
O Conhecimento da Língua: Percursos de Desenvolvimento []
A presente publicação integra-se numa coleção de brochuras produzidas no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP). Esta coleção tem como objetivo disponibilizar aos docentes recursos de qualidade sobre o ensino da língua portuguesa, a partir das temáticas centrais do currículo do ensino básico.
Da autoria de Fernanda Gonçalves, Paula Guerreiro e Maria João Freitas, com a colaboração de Otília Sousa, a brochura O Ensino da Língua: Percursos de Desenvolvimento compreende três secções: 1. Questões gerais sobre o desenvolvimento linguístico em curso durante o 1.º Ciclo; 2. O que precisam os professores de saber sobre o desenvolvimento linguístico; 3. O que os alunos precisam de saber: propostas de atividades.
Neste volume, reflete-se sobre o processo de aquisição da língua, designadamente sobre como o desenvolvimento linguístico se relaciona com o processo de ensino e de aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
O Ensino da Escrita: Dimensões Gráfica e Ortográfica []
A presente publicação integra-se numa coleção de brochuras produzidas no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP). Esta coleção tem como objetivo disponibilizar aos docentes recursos de qualidade sobre o ensino da língua portuguesa, a partir das temáticas centrais do currículo do ensino básico.
Da autoria de Adriana Baptista, Fernanda Leopoldina Viana e Luís Filipe Barbeiro, a brochura O Ensino da Escrita: Dimensões Gráfica e Ortográfica compreende três secções: 1. Do Oral ao Escrito; 2. Escrita e Caligrafia; 3. A Competência Ortográfica.
Este volume constitui-se como um importante instrumento de suporte para o trabalho dos professores no que diz respeito à reflexão sobre a valorização da escrita, a identificação das suas funções e as vantagens do seu domínio e aperfeiçoamento ortográfico e textual.
O Ensino da Leitura: A Compreensão de Textos []
Nesta brochura, Inês Sim-Sim reflete sobre a importância de tornar explícito o ensino da leitura, isto é, a aula de língua portuguesa deve ensinar às crianças como se poderão tornar leitores fluentes. A par da decifração, as “estratégias de monitorização da leitura” e o contacto com a literatura são cruciais para estimular a competência de leitura dos alunos.
A autora propõe um conjunto de atividades que fomentam a compreensão da leitura e a apropriação de técnicas para desenvolver a fluência de leitura.
O Ensino da Escrita: A Dimensão Textual []
Da autoria de Luís Filipe Barbeiro e de Maria Luísa Álvares Pereira, com a colaboração de Conceição Aleixo e de Mariana Oliveira Pinto, esta brochura visa refletir sobre o ensino e as estratégias de operacionalização da escrita, aduzindo práticas integradoras desta competência em sala de aula. O domínio gradual e progressivo da escrita deverá passar pelas diferentes etapas da produção textual – planificação, textualização e revisão – e por um saber reflexivo que conduzam a práticas de escrita tão diversificadas quanto os contextos e os desafios de uma sociedade em constante mutação.
O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Fonológica []
Da autoria de Maria João Freitas, Dina Alves e Teresa Costa, a brochura O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Fonológica comporta uma dimensão teórico-prática, apresentando atividades para o treino desta competência nos domínios da oralidade e da escrita. Esta brochura sublinha que do correto desenvolvimento da consciência fonológica depende também um melhor desempenho dos alunos na escrita e na leitura.
O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Linguística []
Da autoria de Inês Duarte, esta publicação constitui um importante instrumento de suporte para o trabalho dos professores na reflexão sobre o funcionamento da língua e o conhecimento explícito e sobre os princípios que devem nortear as práticas pedagógicas neste âmbito. Para além de atividades de desenvolvimento da consciência fonológica, morfológica, lexical, sintática, textual e discursiva, apresenta ainda um exemplo de laboratório gramatical.
O Ensino da Leitura: A Decifração []
Da autoria de Inês Sim-Sim, a brochura O Ensino da Leitura: A Decifração apresenta os conceitos fundamentais para o ensino formal da leitura como processo crucial na educação básica de qualquer sistema de ensino.
Com base nos conhecimentos disponibilizados pela investigação, a brochura procura responder a algumas das questões mais frequentemente colocadas pelos professores, como (i) O que faz com que algumas crianças aprendam a decifrar mais facilmente do que as outras? (ii) Será que a aprendizagem da decifração exige pré-requisitos especiais? (iii) Existe um método ideal para o ensino da decifração? (iv) Em que pilares deve assentar o ensino da decifração?
O Ensino da Leitura: A Avaliação []
Da autoria de Fernanda Leopoldina Viana, a brochura O Ensino da Leitura: A Avaliação procura clarificar os conceitos em torno da avaliação da leitura e dos instrumentos e processos de avaliação, assim como analisar as potencialidades e limitações dos diferentes instrumentos de avaliação, promovendo a reflexão sobre as exigências subjacentes à utilização de diferentes estratégias de avaliação.
Esta publicação integra-se na edição de uma coleção de brochuras dirigidas a professores do 1.º ciclo que tem como objetivo disponibilizar aos docentes recursos de qualidade sobre o ensino da língua portuguesa, a partir das temáticas centrais do currículo do ensino básico.