Cerimónia de Encerramento do primeiro Integrity Bootcamp: Educação para a Integridade

Content links

Cerimónia de Encerramento do primeiro Integrity Bootcamp: Educação para a Integridade

A Fundação O Século acolheu, no dia 23 de junho, a cerimónia de encerramento do primeiro Integrity Bootcamp: Educação para a Integridade, desenvolvido pela Transparência Internacional Portugal com o apoio da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), no âmbito da medida de responsabilidade social prevista no Plano de Prevenção dos Riscos de Corrupção e Infrações Conexas 2021-2025 desta entidade.

Na Cerimónia, para além das crianças, jovens e educadores(as) da Fundação O Século que participaram nas atividades do Integrity Bootcamp, estiveram também presentes representantes das três entidades envolvidas no projeto e convidados(as), entre os quais representantes da DGE.

Esta iniciativa de Educação para a Integridade e de responsabilidade social, promovida e apoiada pela DGEG – e inovadora no contexto português – teve como objetivo melhorar o conhecimento e as práticas institucionais e reforçar a integridade e a ética nos domínios público e privado, através do envolvimento dos jovens em idade escolar, corporizando assim uma das prioridades inscritas na Estratégia Nacional Anticorrupção 2020-2024.

O Integrity Bootcamp: Educação para a Integridade decorreu entre os dias 11 e 14 de abril e teve a participação de crianças e jovens entre os 12 e os 18 anos, que se encontram acolhidos em situação temporária, e as equipas de educadores(as) e técnicos(as) da Fundação O Século.

O programa desenvolvido pela equipa TI Portugal combinou sessões expositivas e interativas e trabalhos de grupo, incluindo ainda duas visitas guiadas: ao Museu Bordalo Pinheiro e à sessão plenária da Assembleia da República, realizada na tarde do dia 13 de abril.

Ao todo, foram 4 dias de formação intensiva em que crianças e jovens se relacionaram e incorporaram, de forma prática, conceitos e princípios nucleares anticorrupção, tais como justiça, poder delegado e separação de poderes, ética e integridade, código de conduta, responsabilidade ou representação.