Está aqui

Cidadão Ciberinformado testa conhecimento acerca de desinformação

Cidadão Ciberinformado testa conhecimento acerca de desinformação

Curso de e-learning é lançado hoje e pretende dotar todos os cidadãos de conhecimento para evitarem ser alvo de fake news.

Lisboa, 23 de junho, 2020 - Hoje é lançado o curso Cidadão Ciberinformado, que visa garantir um conjunto de competências que auxiliará os seus participantes a perceber melhor o termo fake news, entre outros conceitos, através de algumas dicas que o permitam, por exemplo, identificar a veracidade de uma notícia ou de outro tipo de informação publicada online.

Trata-se do segundo curso online que o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) desenvolve, desta vez em parceria com a LUSA.

O curso é dirigido a todos os cidadãos que consultam informação online e pretende não só alertar para os perigos de um consumo de informação sem espírito crítico, como também, partilhar conhecimentos que ajudem os cidadãos a verificar se a informação que consultam na internet é verdadeira. Os objetivos de aprendizagem para todos os participantes passam por perceber o que são as fake news, como surgiram e como se propagam; compreender a importância do combate às fake news e como fazê-lo; verificar a veracidade de uma notícia ou informação online, e ainda, perceber porque devemos acreditar no jornalismo e não deixar de consumir informação online.

No que respeita ao funcionamento do curso, este terá no total cerca de 3 horas, sendo que após a conclusão de todos os módulos, os participantes podem descarregar o respetivo Certificado de conclusão. Para isso, será apenas necessário responder a todas as atividades com uma percentagem mínima de 75% de opções corretas. Cada módulo contém diversos tópicos que são acompanhados por textos, vídeos e materiais de apoio, com conteúdos específicos sobre o tópico em causa.

 A inscrição no curso, aqui.