Está aqui

EUSO 2019: A OLIMPÍADA EUROPEIA ORGANIZADA EM PORTUGAL

Content links

EUSO 2019: A OLIMPÍADA EUROPEIA ORGANIZADA EM PORTUGAL

Portugal foi indigitado para organizar a 17.ª edição da Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO 2019), tarefa atribuída à Direção-Geral da Educação. Foram parceiros desta organização a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCTUNL), a Ordem dos Biólogos, a Sociedade Portuguesa de Física, a Sociedade Portuguesa de Química e a Câmara Municipal de Almada.

A EUSO 2019 teve o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, que também presidiu à Comissão de Honra.

A competição, que decorreu de 4 a 11 de maio, contemplou duas provas experimentais, com conteúdos das áreas da Biologia, da Física e da Química, realizadas nos laboratórios da FCTUNL, em Almada. Nesta competição participaram 150 alunos oriundos de 24 países da União Europeia, apoiados por mentores e observadores.

Os concorrentes participaram, ainda, em diversas atividades culturais, científicas e desportivas em Almada, Sintra e Lisboa.

Na sessão inaugural da EUSO 2019 que se realizou no Grande Auditório da FCTUNL, no dia 5 de maio, estiveram presentes Suas Excelências o Senhor Secretário de Estado da Educação e a Presidente da Câmara de Almada.

No dia 10 de maio, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, ocorreu a sessão de encerramento que contou com a presença de Sua Excelência o Ministro da Educação, Professor Doutor Tiago Brandão Rodrigues, e culminou com a entrega das medalhas e da taça à equipa vencedora, oriunda da Alemanha.

A prestação portuguesa mereceu duas medalhas de prata.

 

Comitiva portuguesa à chegada ao hotel: 12 alunos (4 equipas), mentores e guias



Equipas portuguesas com medalha de prata