Está aqui

XLX Olimpíadas Internacionais de Física

Content links

XLX Olimpíadas Internacionais de Física

Equipa portuguesa regressa de Israel com três menções honrosas.

A Direção-Geral da Educação felicita os organizadores e toda a delegação portuguesa nesta competição, em particular os alunos portugueses:

André Gonçalves Gomes   (E.S. Antero de Quental, Ponta Delgada), menção honrosa 

José Filipe Bernardo Afonso (E.S. Nuno Álvares, Castelo Branco), menção honrosa

Marco António Leal Oliveira Ribeiro (Externato Delfim Ferreira, Riba de Ave), menção honrosa

Nuno Gabriel Carvalho Carneiro (E.S. Santa Maria Maior, Viana do Castelo)

Vicente Conde Mendes (Colégio Pedro Arrupe, Lisboa)

 As Olimpíadas Internacionais de Física (IPhO) decorreram em Tel Aviv de 6 a 15 de julho. Esta é uma competição anual onde jovens estudantes pré-universitários são convidados a demonstrar a sua preparação em Física em dois longos e difíceis exames (um teórico e um experimental). Participaram nesta competição 363 estudantes finalistas do ensino secundário de 78 países diferentes.

O vencedor absoluto desta olimpíada foi um estudante da República Popular da China, Xiangkai Sun. Os estudantes responderam a complexas questões sobre mecânica, sobre a motores termoacústicos e sobre o fluxo de eletrões em instrumentos de geração de microondas (os magnetrões). Esta prova foi considerada a mais difícil prova das cinquenta edições das Olimpíadas Internacionais de Física.

As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação e da Ciência, da Agência Ciência Viva e da Fundação Calouste Gulbenkian.

O treino da equipa decorreu no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, integrado nas atividades da escola Quark! de Física para jovens.


Da esquerda para a direita, José Filipe Afonso, Rui Travasso, Marco António Ribeiro, André Gomes, Nuno Carneiro, Vicente Mendes, Carlos Azevedo.