Está aqui
Dia Mundial da Língua Portuguesa
Content links
Dia Mundial da Língua Portuguesa
ao canto - para uma gramática da natureza
O Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), Direção-Geral da Educação, associa-se ao Plano Nacional das Artes, ao Plano Nacional de Cinema, ao Plano Nacional de Leitura e à Rede de Bibliotecas Escolares para as comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, celebrado anualmente a 5 de maio.
Na Escola Secundária de Santa Maria, Agrupamento de Escolas Monte da Lua, em Sintra, o PEEA apresenta uma instalação poética e visual, até dia 16 de maio, integrada no Programa das comemorações.
No estado do mundo atual, só há um futuro mais pacífico possível para todos nós se a urgência de proteger a terra – entendida como poesia viva – for uma prioridade.
Qualquer que seja o trajeto, ele deve ser feito das coisas às palavras, da vida ao texto, mobilizando todas as áreas do conhecimento que constituem o currículo. Vida, natureza e poesia, tudo ao mesmo tempo.
O que nos propomos na instalação ao canto - para uma gramática da natureza é refletir sobre as possibilidades de sentir a natureza, convocando a sua beleza, em português,
“com cada vogal no seu lugar, dita
com toda a clareza,
uma de cada vez”.1
Aceda aqui:
Vídeo de apresentação e cartaz.
1 Nuno Júdice, A Matéria do Poema, Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2008, p. 51