Está aqui

História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar

Content links

História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar

No dia 14 de dezembro de 2021, a partir de Coimbra, a iniciativa O Artista Vai à Escola, do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) regressou às salas de aulas para promover experiências artísticas, em ambiente informal, adaptando-se ao atual contexto epidemiológico, por intermédio de plataforma de videoconferência.

Cerca de 8236 crianças da educação pré-escolar e alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, de 60 Agrupamentos de Escolas PEEA, participaram, em tempo real, no conto musical bailado História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, uma adaptação livre da obra de Luís Sepúlveda, pelo professor e tenor Mário João Alves. Recontar o universo de fantasia, onde os instrumentos musicais e os bailarinos assumem os papéis principais, foi o mote para que um grupo de docentes e alunos da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (EACMC) desenvolvesse um encontro transdisciplinar, aproximando a música, a dança e a literatura da infância.

Este Projeto em parceria com o PEEA contou como artistas responsáveis os professores da EACMC: Ana Margarida Carvalho, Andreia Pereira, Nuno Antunes, Raquel Resende, Rodrigo Carvalho, Rui Lúcio, Rui Pereira, e os alunos do 6.º ano do Curso Básico de Dança. Tudo aconteceu num ambiente artístico informal, como se de um espaço de ensaios se tratasse, procurando aproximar as experiências artísticas do dia a dia das escolas, contribuindo, assim, para uma maior valorização da sensibilidade estética e artística enquanto competência determinante para o desenvolvimento pleno do indivíduo.