Está aqui

Música em Meio Escolar

Content links

Música em Meio Escolar

«Música em Meio Escolar» (MME) é o novo subprograma do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) da Direção-Geral da Educação (DGE)/Ministério da Educação (ME). Esta iniciativa, promovida pela Equipa de Educação Artística (EEA) da DGE/ME em parceria com a Fundação AgaKhan, visa ser um pólo dinamizador de projetos educativos na área da Música/Educação Musical, desenvolvidos em colaboração com Agrupamentos de Escolas (AE) e Escolas não Agrupadas, Instituições Culturais e elementos da sociedade civil.

A apresentação pública do MME, terá lugar no próximo dia 17 de abril, pelas 16 horas, nas instalações do Instituto Piaget, em Almada. A sessão inclui um concerto, que contará com 150 alunos de vários níveis de ensino, dos AE da Caparica e Elias Garcia, de Almada. Terá como convidados os Coros de Iniciação e Juvenil do Musicentro, Salesianos de Lisboa.

O MME tem por finalidade, a promoção da Música como uma forma de comunicação, conhecimento, expressão, manifestação estética, possível de ser adquirida/aprendida por todos e em qualquer idade, numa perspetiva de alargamento de horizontes artísticos e culturais. Entende-se que a Música é essencial ao ser humano e deve existir no seu quotidiano, seja como criador, intérprete e/ou ouvinte.

Pretende-se dar maior ênfase aos processos de construção das aquisições/aprendizagens musicais, em lugar de uma pedagogia centrada nos produtos finais, os denominados espetáculos musicais escolares. Esta perspetiva não invalida as apresentações escolares. Pelo contrário, sublinha-as como marcos de partilha comunitária e como metas dos vários percursos de aprendizagem, guiando a motivação dos alunos para um propósito comum. As «performances educativas»* aparecem naturalmente como etapas do processo educativo em Música e não como provas finais das aprendizagens.

Numa primeira fase, o MME irá privilegiar a voz, ou melhor, o canto nas suas diferentes manifestações da pluralidade da cultura humana, nomeadamente, canções, peças corais de vários géneros e culturas. Esta opção pretende valorizar este meio de expressão musical tantas vezes esquecido na Escola por receio, por “falta de tempo”, por ser “infantil”, entre tantas outras “desculpas”, reais ou imaginadas, que se vão encontrando nos espaços educativos. Contudo, possivelmente é o meio de comunicação musical mais precoce e, com certeza, o mais primitivo (no sentido temporal do termo) da espécie humana.

O MME envolve, nesta fase, os AE da Caparica e Elias Garcia, participantes do PEEA, num universo de aproximadamente 600 alunos, ao cuidado das professoras Isabel Neves, Georgea Silva e do professor António Rocha com supervisão do maestro Victor Gaspar. Numa fase posterior será alargado ao Agrupamento de Escolas Emídio Navarro. Em simultâneo, e integrado no projecto CantAr-te, está a decorrer uma ação de formação para professores ao longo do ano lectivo. Conta com o apoio e colaboração do AlmadaForma / CFAECA - Centro de Formação de Associação de Escolas do Concelho de Almada e da Câmara Municipal de Almada.

Consulte aqui o Programa do Concerto de Apresentação.

*Expressão utilizada por Álvaro Laborinho Lúcio numa conferência da EEA/DGE.