Está aqui

PORTAL DAS EXPERIÊNCIAS CULTURAIS | Itinerário(s) para uma Biografia Cultural

Content links

PORTAL DAS EXPERIÊNCIAS CULTURAIS | Itinerário(s) para uma Biografia Cultural

A cerimónia de apresentação do “Portal das Experiências Culturais” decorreu no dia 25 de junho no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, e contou com a presença do ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, e dos secretários de Estado do Ensino Básico e Secundário, Fernando Reis, e da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e ainda da coordenadora do grupo do projeto para a Estratégia Nacional para a Educação e Cultura, Elisa Marques.

O referido Portal integra-se na Estratégia Nacional para a Educação e Cultura (ENEC), e ficará disponível no início do próximo ano letivo 2015/16.

A ENEC é um Programa do Governo Português, concebido e desenvolvido em articulação entre o Ministério da Educação e Ciência e o Secretário de Estado da Cultura, que pretende implementar um plano de ação a longo prazo, nas áreas da educação, das artes e da cultura. [v. Despacho n.º 14421/2014 - Diário da República n.º 231/2014, Série II de 2014-11-28]

A ENEC pretende contribuir para uma maior presença das atividades artísticas e culturais em todos os níveis de escolaridade do sistema educativo, desde a educação pré-escolar até ao final do ensino secundário.

É neste contexto que é desenvolvido o “Portal das Experiências  Culturais” que visa estabelecer uma maior proximidade entre  os agrupamentos de escolas e de escolas não agrupadas e os organismos culturais, possibilitando o registo das atividades artísticas e culturais realizadas pelos alunos ao longo do seu percurso escolar, de modo a criar um  histórico de experiências que permita a emissão de uma biografia cultural do aluno.

Esta iniciativa governamental é operacionalizada através da Direção-Geral da  Educação, da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Cultural, a Direção-Geral do Património Cultural, da Direção-Geral das Artes, do Instituto do Cinema e do Audiovisual, I. P. e da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.