Está aqui

R-A 2021 | Residências Artísticas

Content links

R-A 2021 | Residências Artísticas

R-A no AE de Silves | Dança 

Na semana de 28 de junho a 2 de julho, decorreu no AE de Silves a 1.ª Residência Artística (R-A) em contexto escolar no ano letivo de 2020/2021. Esta iniciativa interministerial, entre as áreas da Educação e da Cultura, contou com a participação ativa da Câmara Municipal de Silves. É um projeto destinado aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico, promovido pelo Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), e tem como objetivo transformar as vivências em sala de aula, através de experiências culturais e educativas marcantes. Este ano, devido ao contexto pandémico, a R-A|2021 realizou-se, já no final do ano escolar, assinalando a continuidade da iniciativa.

Durante uma semana, os alunos do 3.º D, da Escola EB 2,3 Dr. Garcia Domingues, acompanhados pela professora titular de turma Rita Coelho, receberam a bailarina Isabel Galriça, da Companhia Nacional de Bailado, que propiciou o desenvolvimento de capacidades e conhecimentos, individuais e coletivos no domínio da Dança, a partir dos temas Utopia e Sonho.

A iniciativa culminou, no dia 2 de julho, com a apresentação pública à comunidade, contando com a presença da Presidente da Autarquia de Silves Rosa Palma, do Diretor-Geral da Educação José Victor Pedroso, da Diretora Regional da Cultura do Algarve Adriana Nogueira, do Delegado Regional da DGEstE (Algarve) Alexandre Lima, do Diretor do AE de Silves António Martins, do representante CNB-OPART Bruno Silva, da Coordenadora do PEEA Carla Rosa e da representante PEEA Madalena Santos.

No final, entre aplausos e muitas memórias de uma semana tão intensa e marcante, que mostrou como a Dança é um instrumento de expressão e comunicação para todos, o representante dos alunos encerrou o evento com um agradecimento especial dirigido à bailarina que os acompanhou nesta R-A: «Obrigado por nos fazeres acreditar que sabemos dançar.»

Fotografias: PEEA e Câmara Municipal de Silves