Está aqui

II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância

II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância

O II SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância, cuja primeira edição teve lugar no Brasil, em 2015 (I Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil), organizado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), surge da necessidade de discussão sobre a formação docente, as culturas da infância e a participação das crianças (dos 0 aos 6 anos de idade) nos diversos contextos e atividades que lhes dizem respeito.

Numa perspetiva de internacionalização da formação e da pesquisa, o evento congrega investigadores/as, educadores/as, professores/as, formadores/as, estudantes e demais interessados/as nas pesquisas, nos debates e nas propostas relacionados com a Educação de Infância. Pretende-se igualmente fomentar o intercâmbio de profissionais que atuam em diversos contextos de promover o bem-estar, a cidadania e as culturas da infância.

O Seminário inclui conferências de abertura e de encerramento, mesas redondas, apresentação de trabalhos de investigação ou relatos de práticas (nas formas de comunicação oral, poster e vídeo) e lançamento de livros. O evento contará ainda com oficinas de formação e de investigação participativa em contextos de Educação de Infância; um conjunto de atividades culturais, especialmente de e para crianças; e uma programação social, com o jantar do congresso (por adesão).

As propostas de trabalhos podem ser feitas em duas modalidades - trabalhos de investigação e relatos de práticas – no formato de comunicação, poster ou vídeo, de acordo com as normas do evento. São os seguintes os eixos temáticos:

1. Políticas, currículo e formas de organização da educação de infância

2. Formação e identidades dos profissionais da educação de infância

3. Diversidades e diferenças: contextos e quotidianos das e para as crianças

4. Tecnologias digitais e produção cultural para e da infância

5. Corpo, ludicidade e movimento

6. Experiências, linguagens e saberes: a especificidade da Educação de Infância

7. Questões ético-metodológicas de investigação com crianças e bebés.

Mais informação em: http://www.slbei.com/