Está aqui

Concurso JUVENES TRANSLATORES - 2015

Content links

Concurso JUVENES TRANSLATORES - 2015

Inscrições abertas entre 1 de setembro e 20 de outubro de 2015

A Direção-Geral da Educação convida os alunos do ensino secundário, nascidos em 1998, a participar na 9.ª edição do concurso Juvenes Translatores (designação em latim para Jovens Tradutores) dirigido a jovens de todos os Estados-Membros da União Europeia (UE), o qual terá lugar no dia 26 de novembro de 2015, em simultâneo em todas as escolas selecionadas.

As provas consistem na tradução, sob a supervisão de um professor, de um texto de uma página a partir de e para uma das 24 línguas oficiais da UE.

Tema do concurso deste ano: Ano Europeu para o Desenvolvimento.

Os estabelecimentos de ensino que pretendam inscrever-se neste concurso poderão fazê-lo entre os dias 1 de setembro e 20 de outubro de 2015, através do preenchimento do formulário eletrónico de candidatura na página oficial do concurso Juvenes Translatores. A seleção das escolas realiza-se aleatoriamente (o número de escolas por país corresponde ao número de deputados do respetivo Estado-Membro no Parlamento Europeu).

Os tradutores da Comissão Europeia (Direção-Geral da Tradução) corrigirão as provas e selecionarão a melhor tradução por país da UE, ganhando cada um dos 28 vencedores uma viagem de 3 dias a Bruxelas e, ainda, uma recordação.

Na edição do concurso de 2014, a aluna portuguesa premiada foi Francisca Sequeira Gonçalves, do Agrupamento de Escolas João Araújo Correia, de Peso da Régua, com uma tradução de inglês para português, intitulada Círculos sempre crescentes, realizada em 27 de novembro de 2014. A aluna recebeu o seu prémio numa cerimónia realizada a 16 de abril de 2015, em Bruxelas.

O concurso Juvenes Translatores contribui para os objetivos do programa Erasmus+, o programa da UE no domínio da educação, da formação, da juventude e do desporto, promovendo o papel da tradução na aprendizagem de línguas estrangeiras, que permitirão aos jovens uma melhor preparação para o mercado de trabalho, aumentando assim as oportunidades de emprego, tanto no país de origem como no estrangeiro.

Para informação adicional e contactos oficiais, consulte a ficha técnica do concurso Juvenes Translatores.