Está aqui

Dois jovens cientistas portugueses galardoados com prémio internacional

Content links

Dois jovens cientistas portugueses galardoados com prémio internacional

Dois jovens cientistas portugueses receberam o segundo prémio American Intellectual Property Law Association, na Intel ISEF - Feira Internacional de Ciência e Engenharia 2015, que decorreu entre os dias 9 e 15 de maio, em Pittsburgh, Pensilvânia (Estados Unidos da América).

A Intel ISEF é a maior competição mundial a nível do ensino secundário, na qual participam mais de 1.700 estudantes de mais de 75 países, regiões e territórios e cujos prémios ascendem a mais de 4 milhões de dólares. Todos os projetos são avaliados por cientistas conceituados.

O projeto português premiado -" IF-Intelligent Flow"-, da autoria de alunos da Escola Profissional de Rio Maior, Eusébio Almeida e João Rodrigues, possibilita a obtenção de água à temperatura desejada, sem que seja necessário desperdiçá-la. Através da utilização de sondas de temperatura, consegue fazer-se um equilíbrio da mistura de água com diferentes temperaturas, bem como programar a pressão da mesma. A programação do sistema é intuitiva e fácil, recorrendo o utilizador a um ecrã tátil, onde só define a temperatura e a pressão desejadas.

A participação portuguesa neste certame contou com os apoios da Direção-Geral da Educação, da Fundação Luso-Americana (FLAD) e da Fundação EDP.