Vencedor de maio em “Provérbios, vamos continuar a dar a volta ao texto!”

Content links

Vencedor de maio em “Provérbios, vamos continuar a dar a volta ao texto!”

Está eleito o último provérbio do desafio 2023/24 “Provérbios, vamos continuar a dar a volta ao texto!”

Os provérbios que ficaram em 2.º lugar, em cada um dos meses, de novembro a abril, estiveram entre os dias 8 e 11 de maio, sujeitos a votação.

Homens e mulheres juntos a trabalhar fazem uma equipa a dobrar”, provérbio enviado pela turma do 5.º B, da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores em Coimbra, sob a orientação da professora Ana Viana, que tinha já sido merecedor de uma menção honrosa em abril, foi agora o mais votado, com 320 dos 428 votos atribuídos pelo público e, por isso, eleito enquanto provérbio vencedor do mês de maio.

Há, também este mês, em função da votação atribuída, uma menção honrosa para “Com coragem e carinho, mulheres e homens conseguirão levar a água ao seu moinho”. Proposta enviada pela turma C do 6.º ano e professora Ana Cristina Diniz, da Escola Básica Integrada Gualdim Pais em Pombal.

Parabéns às turmas agora distinguidas!

É de louvar o envolvimento e a participação de alunos e alunas, docentes e restante comunidade educativa, neste desafio “Provérbios, vamos continuar a dar a volta ao texto!”, durante estes meses, entre novembro e maio.

Neste período, recebemos quase 300 propostas de novos provérbios, destas, 48 estiveram a votação pública. Os mais de 10 350 votos expressos, no total das votações, elegeram 7 novas propostas e destacaram 3 com menções honrosas.

Houve Agrupamentos com várias escolas a responder ao desafio apresentado. Houve escolas com várias turmas a participar. Houve turmas que responderam mensalmente ao desafio. Houve turmas que enviaram várias propostas no mesmo mês. Houve muita participação, muita discussão, muita reflexão e muita criatividade, pelo que todos/as, sem exceção, saíram a ganhar, dando voz a uma sociedade mais participada, mas equitativa, mais igualitária e mais justa.

Acreditamos, que esta reflexão, em torno de antigos provérbios, deixou o mote para um olhar mais atento no que toca às questões da discriminação, face ao sexo e ao género, num importante contributo para a prevenção da violência e eliminação de estereótipos, promovendo relações saudáveis, baseadas no afeto e no respeito.

Continuemos por isso, a dar a volta ao texto!