7.º Webinar do Projeto MAIA: "A avaliação formativa é para aprender, não para testar"
Content links
7.º Webinar do Projeto MAIA: "A avaliação formativa é para aprender, não para testar"
Integrado nas atividades de formação previstas para o corrente ano escolar, no próximo dia 29 de maio de 2024, entre as 18h e as 19h30min, realizar-se-á o sétimo webinar do Projeto MAIA sob o tema "A avaliação formativa é para aprender, não para testar", contando com a intervenção de Heidi L. Andrade (University at Albany), uma das maiores especialistas mundiais no âmbito da avaliação das aprendizagens, e com a moderação de Eusébio André Machado (Coordenador Nacional do Projeto MAIA).
Este webinar apresentará as formas como a avaliação formativa está a ser utilizada em Portugal e noutros lugares para promover a aprendizagem dos alunos.
Começaremos por abordar diretamente os equívocos comuns relacionados com os testes (não é sobre testar), a carga de trabalho do professor (na verdade, reduz o tempo que os professores gastam a corrigir trabalhos dos alunos, garantindo também que os alunos recebam o feedback necessário para avançar na aprendizagem) e efeitos nos resultados dos testes (as notas aumentam após o uso eficaz da avaliação formativa). Em seguida, examinar-se-ão as práticas que compõem o uso eficaz da avaliação formativa, incluindo objetivos de aprendizagem, critérios de sucesso, feedback construtivo entre pares e autoavaliação.
Os participantes ficarão habilitados em práticas de avaliação formativa testadas em sala de aula e baseadas na investigação, que aprofundam e aceleram a aprendizagem dos alunos e apoiam o desenvolvimento de competências de aprendizagens autorreguladas.
Mais se informa, que poderá assistir ao mesmo, sem tradução simultânea, em direto, no canal YouTube da DGE.
Uma vez que a oradora deste Webinar, Heidi Andrade, fará a sua comunicação em inglês, caso necessite de tradução simultânea (inglês – português), deverá inscrever-se através deste link.
Considerando que a sala Zoom, com tradução, tem uma capacidade limitada (1000 participantes), solicitamos que apenas aceda a esta sala quem efetivamente precisar de tradução. Para este efeito, deverá proceder à sua inscrição antecipadamente.
O vídeo no Youtube com a tradução será disponibilizado a posteriori.
A participação neste webinar não pressupõe a emissão de certificado/declaração de participação, nem o envio de documentação.