Está aqui

Aniversário Aristides de Sousa Mendes

Content links

Aniversário Aristides de Sousa Mendes

Aniversário Aristides de Sousa Mendes

(19 julho de 1885 – 3 abril de 1954)

Aristides de Sousa Mendes nasceu em Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal a 19 de julho de 1885.

Há 135 anos, não tinha ocorrido o Holocausto, este só ocorreu no século XX, em plena II Guerra Mundial.

Há 135 anos não se conhecia o regime de ditadura de Salazar, embora outras ditaduras já tivessem ocorrido.

Mas, no momento da sua nomeação como cônsul em Bordéus, em 1938, a realidade já era outra. Perante o contexto político em que se vivia, Aristides de Sousa Mendes soube escolher. Escolheu o direito à vida. Escolheu os valores da dignidade da vida humana, da liberdade e da igualdade. Para Aristides não havia distinção entre os seres humanos.

Em 1940 nem todos pensavam assim. A Europa vivia uma guerra devastadora e perseguiam-se aqueles que se consideravam diferentes. A Alemanha Nazi passou a perseguir judeus, ciganos, portadores de deficiência, homossexuais e opositores políticos. Todos eram culpados por serem diferentes. Contrariando estes acontecimentos, Aristides de Sousa Mendes não acatou a Circular 14 (emitida pelo governo de António de Oliveira Salazar) que ordenava a suspensão de vistos aos refugiados, incluídos aqui os judeus. Emitiu milhares de vistos, com a ajuda dos filhos. Foi um ato altruísta que lhe custou a carreira e o condenou à pobreza até ao final da vida.

A sua memória foi reabilitada pela primeira vez em 1966 pelo Yad Vashem que lhe atribuiu o título de “Justo entre as Nações”. Em 1986, recebeu a título póstumo o Grau de Oficial da Ordem da Liberdade e a família um pedido público de desculpas. Não mais foi esquecido e têm sido inúmeras as homenagens públicas.

Recentemente, através da Resolução de Conselho de Ministros número 51/2020, foi criado um programa que aprova as linhas estratégicas do Projeto Nunca Esquecer – Programa Nacional em torno da Memória do Holocausto – que integra a homenagem a Aristides de Sousa Mendes.

Na área da educação, a Direção-Geral da Educação tem sensibilizado os professores para a importância da abordagem desta figura histórica e acompanhado projetos, de diversas escolas, que a destacam como um herói que deverá servir de exemplo aos nossos alunos.

As palavras de Sua Excelência o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, são bem elucidativas do valor de Aristides de Sousa Mendes como figura histórica de referência para os jovens.

Link: https://we.tl/t-S6SulSKAj1

Fonte: https://idi.mne.pt/pt/arquivo-e-biblioteca/documentos-e-efemerides/aristides-de-sousa-mendes