Está aqui

Evocação do Centenário da I Guerra Mundial

Content links

Evocação do Centenário da I Guerra Mundial

Evocação do Centenário da I Guerra Mundial – A Saga de um Combatente

Este webinar insere-se no âmbito das múltiplas iniciativas desenvolvidas para a Evocação do Centenário da I Guerra Mundial – 2014-2018, e pretende, também, celebrar o Dia do Armistício, assinado no dia 11 de Novembro de 1918.

Nesta sessão é apresentado o livro “A Saga de um Combatente na I Guerra Mundial, de Chaves a Copenhaga”, a qual se assume como um meio de partilha de memórias daqueles que não podem ser ignorados.

O Dr. Gil Santos fala-nos na primeira pessoa, através do diário do seu avô, dando-nos a conhecer as várias etapas vividas pelos combatentes portugueses: a mobilização, a atribulada viagem até à frente de batalha, a preparação para o combate, a dura vida nas trincheiras, a participação de Portugal na Batalha de La Lys, a vida dos prisioneiros e, finalmente, o regresso à sua terra e à sua família.

Tratando-se a Evocação do Centenário da Grande Guerra de um projeto nacional, espera-se que esta iniciativa constitua um incentivo para as escolas dos ensinos básico e secundário desenvolverem atividades, que proporcionem aos nossos alunos um melhor conhecimento deste conflito, do seu impacto na história dos últimos cem anos e da necessidade de construir uma cultura de paz no mundo em que vivemos.

Gil Manuel dos Santos

Licenciou-se em Administração Pública na Universidade do Minho em 1993, onde adquiriu o grau de Mestre, na mesma área, em 2003. Atualmente é Professor de Economia e Contabilidade do quadro da Escola Secundária de Caldas das Taipas, em Guimarães.

É coautor do livro “A Saga de um Combatente na I Guerra Mundial, de Chaves a Copenhaga”. Dando a conhecer o diário do seu avô António, um dos combatentes presentes na Flandres, pretende homenagear os portugueses que participaram na I Guerra Mundial e, mostrando os horrores da guerra, contribuir para a reflexão sobre a importância da paz.