Está aqui

Publicação da CE | EntreComp into Action: get inspired, make it happen

Content links

Publicação da CE | EntreComp into Action: get inspired, make it happen

 

A Comissão Europeia acaba de publicar o guia de utilizador EntreComp into Action: get inspired, make it happen. Dirige-se tanto a indivíduos como a organizações e pretende ajudar a explorar o porquê, quando e como podem utilizar o Quadro de Referência Europeu EntreComp: Entrepreneurship Competence (Quadro de Referência para a Competência de Empreendedorismo), publicado pela Comissão Europeia em 2016.

Este guia de utilizador proporciona uma introdução ao Quadro de Referência EntreComp e disponibiliza mais de 70 exemplos práticos sobre a forma como o EntreComp pode ser usado no âmbito da aprendizagem ao longo da vida em contextos de educação formal e formação, de aprendizagem não formal, emprego ou negócios. Os estudos de caso, ferramentas e ideias apresentados neste guia foram recolhidos de parceiros inspirados pelo EntreComp e refletem a paisagem rica e variada de como a aprendizagem empreendedora se inscreve em diferentes setores e se dirige a diferentes públicos.

O empreendedorismo é uma competência cada vez mais reconhecida como uma competência para a vida, relevante para o desenvolvimento pessoal, para o trabalho, para encontrar e progredir no emprego, bem como para iniciar novos empreendimentos que vão desde campanhas comunitárias, empresas com fins sociais, a novas empresas em fase de arranque. Os exemplos deste guia mostram a amplitude e a profundidade do potencial do EntreComp, que também evoluirá através do tempo e com o resultado da experiência.

O próprio EntreComp é um quadro abrangente, baseado em resultados de investigação e construído com base num consenso pan-europeu. É flexível, adaptável e gratuito para ser usado por qualquer indivíduo, em qualquer contexto.

O guia de utilizador EntreComp into Action: get inspired, make it happen visa inspirar mais atores de toda a Europa a envolverem-se e a juntarem-se a uma comunidade de profissionais comprometidos em incorporar estas competências para a vida na educação, na comunidade, no trabalho e nas empresas.