Está aqui

XXIV Olimpíadas Internacionais de Filosofia (IPO) – Duas Menções honrosas para Portugal

Content links

XXIV Olimpíadas Internacionais de Filosofia (IPO) – Duas Menções honrosas para Portugal

Alunos Portugueses galardoados nas Olimpíadas Internacionais de Filosofia

Nas Olimpíadas Internacionais de Filosofia – 2016 (IPO), foram atribuídas menções honrosas, aos dois alunos que representaram Portugal nesta competição, que envolveu 90 alunos de 44 países e que teve lugar em Gent, na Bélgica, entre 12 e 15 de maio. Os alunos distinguidos foram Alexandre Silva Ribeiro da Eira (Escola Secundária Vergílio Ferreira, Lisboa) e Frederico Nuno Fernandes Rocha Saleiro Cardoso (Colégio dos Cedros, Porto).

O tema destas Olimpíadas foi Guerra e Paz e nos tópicos para elaboração dos ensaios constavam citações de filósofos como Aristóteles e Kant, entre outros.

As IPO, que decorrem anualmente desde 1993, promovem o gosto pela reflexão acerca de questões e desafios que se colocam à humanidade, incentivando o intercâmbio de ideias e proporcionando oportunidades para o exercício do pensamento crítico e criativo, possibilitam o diálogo entre culturas e entre jovens de vários países, incentivando uma vivência da responsabilidade cívica e da compreensão e tolerância entre indivíduos e entre grupos.

Portugal participa nas IPO desde 2012, sendo as nossas representações compostas pelos vencedores e vencedoras das Olimpíadas Nacionais de Filosofia (ONF), tendo até agora conquistado 2 medalhas de prata e uma menção honrosa, a que vêm juntar-se as 2 distinções deste ano.

A organização da participação portuguesa nas IPO, bem como a organização das ONF, são asseguradas pela Associação de Promoção da Filosofia (PROSOFOS) em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE).

Aos dois alunos distinguidos, à PROSOFOS e a todos os envolvidos neste evento, a DGE dá os mais sinceros parabéns.

PROSOFOS

Fontes: DGE e PROSOFOS