Está aqui

Colóquio internacional

Content links

Colóquio internacional

"China / Macau, Tradução e Interpretação - Passado e Presente"

A Direção-Geral da Educaçãp associa-se à divulgação do Colóquio Internacional China/Macau: Tradução e Interpretação - Passado e Presente, que decorrerá de 12 a 14 de outubro de 2015, no Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM), na Rua da Junqueira, 30, em Lisboa.

Trata-se de uma iniciativa conjunta do CCCM, Fundação Macau e Instituto Politécnico de Macau que conta com o patrocínio da Fundação Jorge Álvares e o apoio do Casino Estoril e da Liga do Amigos do Museu de Macau do CCCM.

Estão presentes 21 investigadores da China (Hong Kong e Macau) e do Japão, da Europa (Portugal, França, Espanha, Bélgica, Alemanha), dos Estados Unidos da América e da Austrália. Investigadores que vão debater a importância das traduções, receções e incorporações, chinesas, no passado e no presente, quer de línguas asiáticas (como o sânscrito, persa, árabe, japonês, etc.), quer de línguas europeias (latim, português, alemão, inglês, etc.).

Vão também, entre muitos outros temas, dialogar acerca de traduções feitas em várias línguas europeias de clássicos da cultura chinesa. A importância da tradução de línguas estrangeiras na China, muito saliente desde os séculos XIV e XV, é um bom exemplo da condição global e da abertura da China aos mundos do mundo. Não menos relevante é o universo europeu de receção, tradução e interpretação da língua chinesa. As relações económicas, políticas, culturais (dialogais, concorrenciais, conflituais) entre europeus e chineses passam pelo multilinguismo, por exercícios práticos de tradução e interpretação, por teorias das relações entre línguas.

Uma vez mais, o Colóquio Internacional do CCCM apresenta uma pluralidade de abordagem disciplinar e uma multiplicidade de estudos de caso que convidam ao comparativismo e à reflexão crítica.

Colóquio

Programa

Mais informações na página web do CCCM.

 

Fonte: DGE/CCCM/01/10/2015