UAARE – ganha reconhecimento internacional (Prémio BPC – EPSA – 2019)

Content links

UAARE – ganha reconhecimento internacional (Prémio BPC – EPSA – 2019)

A UAARE - Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, é um programa do Ministério da Educação (ME) desde 2016, coordenado pela Direção-Geral da Educação (DGE) e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

A sua missão é conciliar o Sucesso Desportivo de alunos-atletas de alto rendimento, de seleção nacional e com potencial talento desportivo, com o Sucesso Escolar, através de equipas pedagógicas UAARE, que se articulam com Federações, com Treinadores e com Encarregados de Educação. Estas ações são suportadas pelas “VLE´s” – ambientes virtuais de aprendizagem que permitem ensino e apoio a distância (para qualquer parte do mundo) através dos cadernos diários digitais online (assíncrono e síncrono).

No decorrer deste ano letivo, 19 Escolas/UAARE enquadram 600 alunos-atletas, praticando 40 modalidades desportivas e interagindo com 30 Federações Desportivas.

Foi neste âmbito que o MODELO UAARE foi considerado como Best Practice Certificate - European Public Sector Awards 2019 - melhores práticas europeias, para resolução de assuntos complexos na administração pública.
"Within the category: European/National Administrative Level".

Este prémio internacional foi recebido pelo seu Coordenador Nacional (Victor Pardal) no dia 4 de novembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Maastricht. O Modelo UAARE foi, assim, agraciado com o Nível Europeu - Setor Educação/Desporto -  após avaliação de três peritos internacionais (https://epsa2019.eu/files/EPSA2019_publication_web.pdf - pág. 84).

A UAARE agradece às escolas, aos professores das diferentes equipas pedagógicas, aos psicólogos escolares/desportivos, aos clubes, federações, ao ME, ao IPDJ e à DGE, que de forma sistemática, suportam o sonho (cada vez mais realidade) de criar oportunidade para que os nossos Alunos-Atletas sejam Cidadãos Inteiros!

Conciliar Sucessos Desportivo e Escolar é possível em Portugal e foi reconhecido como prática Europeia de Excelência.