Está aqui
Recursos Pedagógicos de Educação para o Desenvolvimento
Content links
Recursos Pedagógicos de Educação para o Desenvolvimento
Mochila do Soldado – Partir da Guerra para a Paz
A Organização Não Governamental para o Desenvolvimento AIDGLOBAL - Acção e Integração para o Desenvolvimento Global, desenvolveu, através do Projeto “Educar para Cooperar: a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global”, um recurso didático-pedagógico intitulado Mochila do Soldado – Partir da Guerra para a Paz.
Este recurso, destinado a educadores, professores e profissionais da área do Património, usou a Rota Histórica das Linhas de Torres como estratégia da materialização dos conceitos de sustentabilidade ambiental, paz, direitos humanos, igualdade de género.
Partindo de um contexto historicamente conhecido como Guerra Peninsular (1807-1814) – conflito armado que envolveu quatro estados soberanos europeus (Portugal, Espanha, França e Inglaterra) – e centrando-se no quadro das invasões francesas de Portugal (1807-1810), este recurso, como refere a AIDGLOBAL, “integra um guia pedagógico acompanhado de vários adereços, imagens, cartões de personagens e fichas de apoio às atividades” e articula-os com conteúdos programáticos de várias disciplinas.
Como refere a AIDGLOBAL, é desta articulação que nascem as etapas para um caminho de “promoção de uma Cidadania Global ativa” e cuja meta é afirmada no subtítulo deste projeto: Partir da Guerra para a Paz.
A Mochila do Soldado – Partir da Guerra para a Paz pode ser descarregada no sítio Web da AIDGLOBAL.
Fonte: DGE
O recurso educativo Global Schools. Propostas de integração curricular da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no 1.º e 2.º CEB foi elaborado por docentes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e por especialistas de organizações não-governamentais (Fundação Gonçalo da Silveira e Graal), no âmbito do Projeto Europeu “Global Schools: EYD to embed Global Learning in primary education”.
Esta publicação engloba um conjunto de propostas didáticas concebidas numa perspetiva de integração dos objetivos de Educação para o Desenvolvimento/Cidadania Global nos currículos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Tais propostas procuram evidenciar como estas temáticas se podem articular com diferentes áreas de saber, dando origem a práticas educativas orientadas para a formação de cidadãs/cidadãos globais.
Tendo por base o Referencial de Educação para o Desenvolvimento – educação pré-escolar, ensino básico e ensino secundário (Ministério da Educação, 2016), o presente recurso educativo inclui atividades relacionadas com os seguintes subtemas daquele Referencial: Diversidade cultural e visões do mundo; Visões de futuro, alternativas e transformação social; Globalização e crescente complexidade das sociedades humanas; Desigualdades, pobreza e exclusão social; Direitos, deveres e responsabilidades; Comunidade planetária; Construção de uma sociedade mundial justa e sustentável.
São apresentadas 9 propostas didáticas concebidas para a ação com crianças, entre os 6 e os 12 anos de idade, contemplando as seguintes componentes do currículo dp ensino básico: relativamente ao 1.º ciclo, Português, Matemática e Estudo do Meio; relativamente ao 2.º ciclo, Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências Naturais.
Fonte: DGE
Manual “Educação para a Cidadania Global – uma proposta de atuação para o 2.º Ciclo do Ensino Básico”
O Manual “Educação para a Cidadania Global – uma proposta de atuação para o 2º Ciclo do Ensino Básico” tem por objetivo fomentar práticas de integração da Educação para a Cidadania Global no currículo do ensino básico, particularmente no 2.º ciclo. Este recurso educativo de apoio ao professor apresenta um conjunto de propostas pedagógicas que refletem a articulação de temas da Educação para a Cidadania Global (tais como desenvolvimento sustentável, direitos humanos, interculturalidade) com conteúdos de quatro disciplinas: Ciências Naturais; História e Geografia de Portugal; Matemática; Português.
Este Manual, elaborado no âmbito do projeto ‘Educar para Cooperar − Loures (3.ª edição)’ desenvolvido pela AIDGLOBAL – Ação e Integração para o Desenvolvimento Global, teve por base o trabalho colaborativo entre a equipa desta Organização Não Governamental para o Desenvolvimento e quatro docentes que participaram em ações de formação do projeto.
O Manual pode ser descarregado no sítio Web do projeto ‘Educar para Cooperar’.
Fonte: DGE e AIDGLOBAL
AIDGLOBAL
O Projeto “Hoje as Crianças, Amanhã o Mundo” promovido pela AIDGLOBAL - Ação e Integração pelo Desenvolvimento Global e cofinanciado pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) pretende contribuir para a promoção de uma cidadania global responsável, que tenha por base princípios e valores como os da solidariedade, da paz e da justiça.
O projeto envolve crianças de idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos, em colaboração com os docentes das respetivas escolas tendo a partir desta prática pedagógica sido construídos materiais didáticos que poderão constituir um apoio relevante para todos os que trabalham em Educação para o Desenvolvimento.
Alguns materiais disponíveis:
-
O Mundo em Nós – Histórias e Atividades para Crescer na Diversidade – dos 5 aos 7 anos (cadernos impressos + cartaz mapa-mundo).
-
Pensar o Mundo – Fichas de Atividades de Educação para o Desenvolvimento para os 1.º e 2.º Ciclos (descarregar do site da AIDGLOBAL).
-
Volta ao Mundo – Viagem para Cidadãos do Milénio – dos 8 aos 12 anos (CD-ROM interativo, baseado na temática dos ODM).
Para mais informações consultar: http://www.aidglobal.org/index.php?o=11&link=119
CIDAC
Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD)
O projeto myVillage é uma iniciativa da Comissão Europeia promovida pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) enquanto Organismo Intermediário e em parceria com a Novabase. É composto por um jogo disponível no Facebook e uma página de internet, destinado a professores e alunos do ensino secundário e superior.
O acesso ao jogo é feito pelo endereço www.myvillage.com.pt, clicando de seguida na imagem referente ao Jogo.
Com o objetivo de promover a utilização do jogo enquanto ferramenta didática, em ambiente de sala de aula, foram criados Guiões de Exploração Pedagógica destinados a professores. O jogo permite a abordagem de diversos conteúdos que fazem parte do currículo nacional de forma lúdica e ativa.