Está aqui
3C4Life
Content links
3C4Life
3C4Life
Perspetivas para professores das áreas STEM:
Orientação Profissional – Intercâmbio Colaborativo – Desenvolvimento de Competências na Educação
Introdução
O projeto 3C4Life (2021-2024) - Perspectives for Lifelong STEM Teaching - Career Guidance, Collaborative Practice and Competence Development -, financiado pela União Europeia, pretende valorizar a profissão docente numa Europa que enfrenta, atualmente, uma escassez generalizada de professores.
A aposta passa por valorizar a profissão docente, nos seguintes termos:
✓ Deve ser estabelecida uma imagem positiva da profissão docente, tanto entre os professores como na sociedade.
✓ A profissão docente deve ser entendida como um processo de desenvolvimento ao longo da vida, incluindo a utilização de abordagens pedagógicas inovadoras.
✓ A prática colaborativa e as comunidades de aprendizagem profissional devem ser promovidas e ancoradas.
✓ Os professores devem receber apoio desde o início e ao longo das suas carreiras para permitir o crescimento profissional.
Porque o desenvolvimento das competências profissionais e digitais e da gestão do percurso profissional dos docentes (em pré-carreira e na carreira) exige condições de excelência, o projeto 3C4Life reuniu uma estrutura de 12 parceiros de 6 países europeus - Alemanha, Lituânia, Holanda, Portugal, Espanha e Turquia - (em cada país, um parceiro de investigação encontra-se associado a uma autoridade educativa). Este consórcio tem como missão promover um sistema de educação STEM com a capacidade para apoiar os professores no enriquecimento do seu percurso profissional. Será simultaneamente um projeto de investigação, que pretende construir um conjunto de evidências acerca da carreira docente, da sua relação com a área STEM e da colaboração entre profissionais, que poderão sustentar mudanças em prol da valorização da profissão docente na Europa.
No contexto português, o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa) é a instituição responsável pelo projeto, nomeadamente pela customização e manutenção da plataforma de suporte ao seu desenvolvimento, tendo como parceiro estratégico a Direção-Geral da Educação.
Plataforma teach4life
Através do desenvolvimento de uma plataforma totalmente digital para professores STEM, com um conceito inovador de incremento profissional, o objetivo do 3C4Life incide na promoção da mudança em termos profissionais. Esta plataforma - teach4life - irá permitir aos docentes desenvolver:
✓ Um processo sequencial de estímulos motivacionais;
✓ Uma variedade multidirecional de perspetivas de desenvolvimento;
✓ Uma colaboração instigadora de melhoria da docência através de comunidades de prática.
Para o efeito, esta estrutura contempla três áreas de ação:
✓ Carreiras: neste separador encontra-se um conjunto de testemunhos inspiradores de docentes que assumem diferentes funções para além da prática letiva, seja dentro da escola, no ensino superior, seja no seio das autoridades educativas, revelando uma miríade de opções profissionais que se encontram ao alcance dos docentes;
✓ Colaboração: esta secção apresenta duas ferramentas facilitadoras da criação de comunidades de prática profissional e de partilha de experiências, abrangendo o panorama nacional e internacional. Os fóruns de discussão estão divididos em temáticas, de acordo com os interesses dos participantes. Para aceder a estas comunidades, é necessário registo;
✓ Competências: neste bloco, para cada área STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, são oferecidos desafios a serem aplicados em sala de aula, abrangendo metodologias tão diversas como o Ensino por Investigação (IBL), Contexto da Vida Real (AC) e Questões Sociocientíficas (SSI), os quais serão atualizados.
Formação
Como forma de complementar o envolvimento dos docentes na plataforma teach4life, o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa) desenvolveu, entre 2022 e 2023, oficinas de formação acreditadas pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC), com a duração de 50 horas. Estas oficinas de formação abrangeram um total de cerca de 170 professores.
As oficinas centraram-se na exploração de práticas pedagógicas inovadoras que permitiram desenvolver a integração STEM, bem como na abordagem de cenários de aprendizagem STEM, desenvolvidos no âmbito do projeto. Assim, definem-se como principais objetivos a atingir pelos formandos:
✓ Explorar práticas pedagógicas STEM inovadoras, a partir da exploração de recursos do projeto europeu 3C4Life, com recurso às tecnologias.
✓ Desenvolver a capacidade de selecionar, adaptar e conceber atividades e cenários de aprendizagem STEM inovadores, promotores do desenvolvimento de competências dos alunos.
✓ Promover a colaboração entre professores e contribuir para a sua motivação na carreira, a partir de exemplos disponíveis na plataforma do projeto 3C4Life.
Está prevista a realização de um Encontro Nacional em Educação STEM, que decorrerá no IE-ULisboa a 3 de junho de 2023 e que corresponderá ao culminar deste momento formativo e ao convite para os docentes refletirem acerca das suas necessidades de desenvolvimento profissional e da forma como a plataforma se constitui um instrumento facilitador para alcançar os seus objetivos.
II Conferência Nacional Educação STEM
A II Conferência Nacional Educação STEM irá decorrer no dia 3 de junho no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no dia 3 de junho de 2023, constituindo-se o corolário das oficinas de formação no âmbito da exploração da plataforma teach4life (Projeto 3C4Life), as quais abrangeram um total de cerca de 170 professores.
Através da discussão de questões emergentes sobre a Educação STEM, a II Conferência Nacional Educação STEM é também um momento formativo aberto à comunidade educativa, mobilizando investigadores, professores de escolas básicas e secundárias e associações profissionais de professores ligados a áreas STEM.
O Encontro inclui uma conferência plenária, sessões de apresentações e workshops. As sessões de pósteres e as sessões paralelas são dedicadas à apresentação de trabalhos de investigação na área da Educação STEM.
Esta iniciativa está certificada como formação de curta duração de 6 horas (Artigo 3.º do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio). A conferência é gratuita, mas requer inscrição obrigatória.
Para mais informações, consultar aqui.
Redes Sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/3C4lifept
Instagram: https://www.instagram.com/3c4lifept/n
YouTube: https://www.youtube.com/@3c4lifept
Twitter: https://twitter.com/3c4lifept
Parceria