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10.ª Candidatura

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10.ª Candidatura

Procedimento de Acreditação/Renovação da Acreditação de Entidades Avaliadoras e Certificadoras de Manuais Escolares

ENQUADRAMENTO DO PROCESSO DE ACREDITAÇÃO

A Lei n.º 47/2006, de 28 de agosto, alterada pela Lei n.º 72/2017, de 16 de agosto, prevê a avaliação e a certificação dos manuais escolares, através das quais se pretende garantir a qualidade científica e pedagógica dos manuais a adotar, assegurar a sua conformidade com os programas, orientações e metas curriculares em vigor das respetivas disciplinas e atestar que constituem um instrumento adequado de apoio ao ensino e à promoção do sucesso educativo.

Neste âmbito, a legislação acima citada e o Decreto-Lei n.º 5/2014, de 14 de janeiro, que a regulamenta, implicam a adoção de metodologias com vista a operacionalizar e executar o processo de avaliação e certificação de manuais escolares, nomeadamente o procedimento de acreditação de entidades como avaliadoras e certificadoras de manuais escolares e o procedimento de avaliação e certificação de manuais escolares, a que se referem respetivamente os artigos 6.º e 11.º do citado Decreto-Lei.

 

Enquadramento Legal
[v. Legislação de Enquadramento]

1- O que é o procedimento de acreditação?
O procedimento de acreditação é o conjunto de procedimentos relativos à validação técnica e ao reconhecimento da capacidade das entidades candidatas à avaliação e certificação de manuais escolares, fundamentado na apreciação da sua vocação, atividades, estrutura, competências e recursos.

2 – Quem se pode candidatar?
Podem candidatar-se à acreditação para avaliação e certificação de manuais escolares as entidades que obedeçam aos requisitos previstos no n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 5/2014, de 14 de janeiro, e no Documento com as Regras do Procedimento de Acreditação/Renovação da Acreditação de Entidades Candidatas à Avaliação e Certificação de Manuais Escolares.

3 – Como se publicita a candidatura?
O procedimento de candidatura inicia-se com a publicitação do(s) respetivo(s) aviso(s) de abertura na página eletrónica da Direção-Geral da Educação.

4 – Como é que se organiza a candidatura?
O procedimento de acreditação das entidades candidatas à avaliação e certificação dos manuais escolares decorre de acordo com o previsto no artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 5/2014, de 14 de janeiro, e no respetivo Documento com as Regras do Procedimento.

As entidades candidatam-se à acreditação por aviso(s) de abertura, definido(s) por disciplina(s), ciclo ou nível de ensino e anos de escolaridade.

5 – Quais as disciplinas, anos de escolaridade e nível de ensino para os quais é aberto o procedimento de candidatura em 2017 (10.ª Candidatura)?

 

2.º Ciclo do Ensino Básico

l Inglês - 5.º e 6.º anos de escolaridade

 

 

3.º Ciclo do Ensino Básico

l Físico–Química - 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade

l Língua Estrangeira II (Alemão) - 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade

l Geografia - 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade

l Língua Estrangeira II (Espanhol) - 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade

l Inglês - 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade

l Língua Estrangeira II (Francês) - 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade

 

6 - Como proceder à candidatura?
As candidaturas à acreditação são submetidas e formalizadas online mediante preenchimento/atualização dos formulários de candidatura disponíveis na plataforma “Sistema de Informação de Manuais Escolares (SIME) – Módulo Acreditação de Entidades para Avaliação e Certificação de Manuais Escolares” em http://area.dge.mec.pt/sime.

A validação das candidaturas pressupõe o envio, em suporte de papel, dos termos de responsabilidade, bem como da restante documentação anexa às candidaturas, de acordo com as indicações constantes da plataforma SIME, à Direção-Geral da Educação (DGE) - sita na Av.ª 24 de Julho, n.º 140, 1399-025 Lisboa - por correio registado, dentro do prazo previsto para a candidatura.

7 - Qual o prazo para apresentação das candidaturas?
O prazo para a apresentação de candidaturas ao procedimento de acreditação de entidades para avaliação e certificação de manuais escolares decorre entre os dias 24 de abril e 09 de maio de 2017, inclusive.

8 − Como é feita a apreciação das candidaturas?
A apreciação das candidaturas à acreditação para avaliação e certificação de manuais escolares é efetuada por uma Comissão de Apreciação constituída para o efeito, no âmbito da DGE, por despacho do Diretor-Geral, da qual podem fazer parte individualidades de reconhecida competência e idoneidade que exerçam ou tenham exercido funções ou feito investigação nas áreas da educação, da formação ou da certificação.

9 − Como se podem conhecer os resultados finais da candidatura?
Os resultados finais das candidaturas e do respetivo procedimento de acreditação são tornados públicos, mediante a divulgação da lista de entidades acreditadas na página eletrónica da DGE em http://www.dge.mec.pt, com, pelo menos, 10 dias úteis de antecedência, relativamente à data de início do procedimento de avaliação para a certificação de manuais escolares.

10 - Como se podem conhecer os resultados relativos às candidaturas anteriores?
Na página eletrónica da Direção-Geral da Educação (DGE), em http://www.dge.mec.pt, constam as listas das entidades acreditadas relativas a todas as candidaturas, correspondentes aos anos letivos seguintes:

a) Ano letivo de 2017/2018
10.ª Candidatura

b) Ano letivo de 2016/2017
9.ª Candidatura

c) Ano letivo de 2015/2016
8.ª Candidatura

d) Ano letivo de 2014/2015
7.ª Candidatura

e) Ano letivo de 2013/2014
6.ª Candidatura

f) Ano letivo de 2012/2013
5.ª Candidatura

4.ª Candidatura

g) Ano letivo de 2011/2012
3.ª Candidatura

h) Ano letivo de 2010/2011
2.ª Candidatura

i) Ano letivo de 2009/2010
1.ª Candidatura

11 − Qual o período de validade da acreditação?
A acreditação tem um período de validade, definido no(s) respetivo(s) aviso(s) de abertura, que não pode ser inferior a três nem superior a seis anos, podendo ser renovada a pedido da entidade acreditada, por iguais períodos.

Os prazos de validade da acreditação e da renovação da acreditação a conceder são contados a partir da data da homologação da acreditação da respetiva lista e do prazo definido para o termo do anterior período de validade, respetivamente.

12 − Onde é possível obter mais informações?
Para obter mais informações sobre o procedimento de acreditação de entidades poderá consultar a secção “FAQ - Perguntas frequentes” na plataforma “Sistema de Informação de Manuais Escolares” (SIME) em http://area.dge.mec.pt/sime. Para informações complementares poderá, ainda, contactar os serviços da DGE, através do endereço eletrónico acreditacaoentidades@dge.mec.pt, ou pelo telefone 21 393 45 86.