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(In)disciplina na escola: Para uma prática integrada e sustentada de intervenção*
*Marisa Carvalho, Victor Rosário, Paula Alão, Mário Cerqueira, Marta Martins e Joaquim Magalhães

Modelo integrado de atuação do Agrupamento de Escolas de Frazão

No âmbito do programa de apoio ao desenvolvimento dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – TEIP, a Universidade Católica do Porto editou um e-book sob o tema “Promoção do Sucesso Educativo” que reúne um conjunto de artigos, que revelam um horizonte de possibilidades de sucesso.

O Agrupamento de Escolas de Frazão, Paços de Ferreira, deu o seu contributo apresentando o projeto “SER – Segurança, Envolvimento e Responsabilidade” que procura dar resposta à gestão de fenómenos relacionados com a indisciplina através de um modelo de atuação integrado e sustentado neste âmbito.

O presente artigo faz um breve trajeto de sistematização das manifestações aos contextos da indisciplina, passando pela atuação tradicional reativa e punitiva, finalizando com a apresentação do modelo de promoção de comportamentos positivos assente numa abordagem multinível que é, sobretudo, um modelo integrado de atuação de escola.

Para saber mais consultar:

(In)disciplina na escola: Para uma prática integrada e sustentada de intervenção

webinar - Abordagens multinível na educação: Uma prática integrada na aprendizagem e no comportamento


• Abrantes, P. (2010). Escolas de qualidade para todos: alguns casos de inovação e sucesso. In O Estado da Educação em Portugal, Lisboa, Conselho Nacional de Educação.

• Abrantes, P.; Leal, T. & Caeiro, T. (2009). Combate ao Insucesso Escolar em Três Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, Relatório Final, Setúbal, Escola Superior de Educação do IPS.

• Alaiz, V.; Góis, E. & Gonçalves, C. (2003). Auto-avaliação de Escolas. Porto: Edições ASA.

• Alonso, L. (2000). Ensino Básico e Integração Educativa nos TEIP. In AAVV, Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, Lisboa, IIE/ME, pp. 197-205.

• Barroso, J. (1997). Da exclusão escolar dos alunos à inclusão social da escola: que sentido para a territorialização das políticas educativas? In Actas do Fórum Contra a Exclusão Escolar, Lisboa, Ministério da Educação/PEPT.

• Benabou, R.; Kramarz, F. & Prost, C. (2004). Zones d' education prioritaire: quels moyens pour quels résultats? Une évaluation sur la période 1982-1992. In Économie et Statistique, n.º 380, p. 3-34.

• Bettencourt, A. & Sousa, M. (2000). O Conceito de Ensino Básico e as Práticas de Integração Educativa. In AAVV, Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, Lisboa, IIE/ME, pp. 13-44.

• Canário, R.; Alves, N. & Rolo, C. (2000). Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: Entre a “igualdade de oportunidades” e a “luta contra a exclusão social”. In AAVV, Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, Lisboa, IIE/ME, pp. 139-170.

• Canário, R. (2009). Territórios educativos e políticas de intervenção prioritária: uma análise crítica. Perspectiva, Florianópolis, 22 (1), pp. 47-78.

• Doherty, J.; MacBeath, J.; Jardine, S.; Smith, I. & McCall, J. (2001). Do School Needs Critical Friends? In J. MacBeath & P. Mortimore (Eds.), Improving School Effectiveness (pp. 138-151). Buckingam: Open University Press.

• Fialho, A. M.; Rodrigues, C. M. & Ferreira, J. M. (2002). Viver a Avaliação de Escola. Memória de uma Experiência. Lisboa: Plátano.

• Guerra, I. (2003). O território como espaço de acção colectiva: paradoxos e virtualidades do jogo estratégico de atores no planeamento territorial em Portugal. In Boaventura Sousa Santos (org.), Democratizar a Democracia: Os Caminhos da Democracia Participativa, Porto, Afrontamento.

• Leite, C. (2000). A figura do ‘amigo crítico’ no assessoramento /desenvolvimento de escolas curricularmente inteligentes. Paper presented at the O Particular e o Global no Virar do Milénio: Cruzar Saberes em Educação.

• MacBeath, J.; Meuret, D.; Schratz, M. & Jakobsen, L. B. (2005). A História de Serena. Viajando Rumo a uma Escola Melhor. Porto: Edições ASA.

• Palma, J. B. (1999). Introdução ao Projecto Qualidade XXI. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

• Sarmento, M.; Parente, C.; Matos, P. & Silva, O. (2000). A Edificação dos TEIP como Sistema de Acção Educativa Concreta. In AAVV, Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, Lisboa, IIE/ME, pp. 105-138.

• Seabra, T. (1998). As Estratégias Educativas das Famílias, Lisboa, IIE.