Está aqui

Portefólio de Práticas

Portefólio de Práticas

O Portefólio consiste num conjunto de medidas, coligidas com o objetivo de ilustrar práticas e projetos implementados com sucesso por diversos Agrupamentos e Escolas não Agrupadas. Cada exemplo é acompanhado de uma breve descrição, referindo em que consiste, quais os objetivos, bem como as vantagens e aspetos críticos da sua aplicação.
 

Atividade dirigida a crianças em idade pré-escolar e familiares, sobretudo de etnia, contemplando atividades lúdico-pedagógicas em contexto de bairro, tendo como especial foco a promoção de competências comunicativas e linguísticas, bem como de relação interpessoal e social.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

 Saiba mais em…

Da Escola ao Bairro... do Bairro  à Escola


Modalidade diversificada de organização do grupo-turma destinada a alunos do 1.º Ciclo com vista a superação de lacunas na área da leitura e da escrita.

 

Saiba mais em…

Programa Ancoragem


Metodologia Farol, aplicada no 1.º ciclo, nos tempos de Apoio ao Estudo, que, através da constituição de grupos de homogeneidade relativa, fomenta práticas de diferenciação pedagógica.

 

                                                                                                                                                                                     Saiba mais em…


Modalidade diversificada de organização do grupo-turma que consiste na criação de “Turmas Fénix” - ninhos nos quais são temporariamente integrados os alunos que necessitam de um maior apoio.

Saiba mais em…

 Projeto Fénix

Fénix Mais Sucesso

Dinâmica organizacional do Eixo I - 1º C.E.B.

Dinâmica organizacional do Eixo I - 2º e 3º C.E.B.

Eixo II - 1º, 2º e 3º C.E.B.


Modalidade diversificada de organização do grupo-turma que consiste na criação de uma turma a mais sem alunos fixos que agrega temporariamente alunos provenientes de duas a três turmas do mesmo ano de escolaridade e com níveis de proficiência, características ou interesses que permitam criar ambientes excelentes de aprendizagem. 

Saiba mais em…

 Projeto TurmaMais

Funcionamento da TurmaMais no 1.º Ciclo


Apoio dirigido aos alunos que têm Português como Língua Não Materna e que vão chegando ao longo do ano letivo para integrar as turmas regulares, com foco na aprendizagem acelerada dos fundamentos da língua portuguesa, através de atividades de imersão linguística desenvolvidas numa “turma de acolhimento”.                                        

Saiba mais em…


É um projeto de articulação entre ciclos, dirigido a todos os alunos do Pré-escolar e do 1º CEB do Agrupamento. Os docentes afetos ao projeto dinamizam atividades experimentais nas escolas do Pré-escolar e do 1º CEB, contando com a colaboração dos educadores e docentes de todo o Agrupamento. 

Saiba mais em…

 Projeto Semear a Ciência

 Guiões didáticos DGE


Utilização de tablets como um recurso pedagógico e didático, motivador e potenciador do processo de ensino e de aprendizagem. 

 

 

Saiba mais em…


O projeto é implementado em todas as turmas do 1º ciclo e visa dotar aos professores e alunos de ensinamentos que promovem a autorregulação dos seus comportamentos. As crianças integradas neste programa realizam o exercício diário da “prática central” que consiste na atenção plena no som e na respiração em três momentos ao longo do dia.

Saiba mais em…

 Notícia sobre MindUP


A presente medida aplica-se a todas as situações de ensino/aprendizagem e assenta no pressuposto que antes de avaliar para classificar é necessário avaliar para ensinar. A utilização do feedback, da autoavaliação e da avaliação entre pares no processo de avaliação das aprendizagens.

 

Saiba mais em…


Conjunto de ações, no âmbito da prevenção do abandono escolar e da indisciplina em sala de aula, dirigidas aos alunos.
 
 
 
 
 
 
 
 

A “Turma Destak” consiste num concurso que decorre durante o ano letivo, entre turmas do 2.º ciclo, do 3.º ciclo e secundário, para apurar a turma que se destaca em termos de comportamento, resultados escolares e participação em atividades Plano Anual de Atividades. 
 

Esta ação visa a aplicação da medida Tutoria como estratégia de apoio e orientação pessoal e escolar, entre um tutor e um tutorando, com vista não só o acompanhamento escolar, mas também o desenvolvimento pessoal e a realização do potencial do tutorando.

 

 

 

Saiba mais em…


O GAME é um processo de gamificação e mobilização de pares para o sucesso. Esta ação consiste numa competição interturmas que visa a melhoria da assiduidade, pontualidade, comportamento e cumprimento de tarefas, por parte dos alunos, dentro e fora da sala de aula. 

 

Saiba mais em…

 webinar GAME


Iniciativa que visa o desenvolvimento profissional dos professores envolvendo-os em atividades de observação mútua de aulas e de reflexão sobre as suas práticas. 

 

Saiba mais em…


“Supervisão”, trabalho de articulação e colaboração entre pares são os objetivos desta iniciativa que envolve a observação mútua de aulas entre docentes da mesma área curricular/ano/ciclo.

 

 

Saiba mais em…


Para estabelecer diagnósticos em tempo útil de qualidade, a Escola desenvolveu uma aplicação informática (Dat@Cris) para monitorizar e avaliar a consecução das metas do Projeto Educativo.

 

Saiba mais em…

 Monitorizar é preciso

 Avaliação e Monitorização de Escolas