Está aqui

Notícias

Notícias

|TEIP  |Notícias  |Enquadramento  |Documentos de Referência  |Rede  |Eventos  |Recursos/Boas Práticas  |Avaliação  |Ações de Capacitação  |Candidaturas ao FSE

3 Abr.

Espetáculo Recital de Cante - Esperanza Fernández

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Ciganos, o Sr. Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, tem a honra de o/a convidar a assistir ao espetáculo Recital de Cante, por Esperanza Fernández, no dia 6 de abril 2017, pelas 21h00, no Auditório 2, da Fundação Calouste Gulbenkian, sita na Av. de Berna, 45A, 1067-001 Lisboa.

Esperanza Fernández, uma das principais vozes do Cante Flamenco da atualidade, conta com um extenso repertório musical, caraterizado por uma grande versatilidade em palco. Recebeu em 2015 o Prémio de Cultura Cigana, atribuído em Espanha.

O espetáculo é gratuito, mas terá que efetuar a inscrição através do link: https://goo.gl/X18PLD.


31 Mar.

18h00 – 20h00 | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa inicia hoje um Ciclo de Conferências sob  o tema “Políticas e Práticas de Intervenção Prioritária” no âmbito do Mestrado em Educação, na especialidade de Administração Educacional.
Este ciclo, composto por oito conferências, pretende suscitar a reflexão sobre algumas modalidades de intervenção prioritária realizadas recentemente na área da educação formal e não formal, dando a conhecer os resultados que têm sido obtidos na promoção da inclusão escolar e social.

2.ª Conferência

4 de abril 2017  | 18h00 | sala 7

Avaliação do Impacto do Projeto TEIP em 7 Agrupamentos de Escola

PEDRO ABRANTES • CIES-ISCTE-IUL

Saiba mais em: http://www.ie.ulisboa.pt/


10 Mar.

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL - “A Aventura da Aprendizagem”

No próximo dia 22 de março de 2017 a Associação de Educação e Inserção de Jovens - “Questão de Equilíbrio” vai realizar, no Cine-Teatro S. João, em Palmela, a Conferência Internacional “A Aventura da Aprendizagem” integrada no Projeto Europeu “Escola da Floresta” de combate ao insucesso escolar e prevenção do abandono.

O projeto tem como objetivo a formação de professores e técnicos que trabalham com alunos/jovens com comportamentos sociais desadequados, de risco, desmotivados e com insucesso escolar repetido.

Programa

Flyer do Projeto

Saiba mais em: http://escolafloresta.org/


03 Fev.

Encontro Nacional TEIP “(Re)pensar Percursos Educativos Integradores”

Seminário Internacional “Continuity and Transitions in Learner Development

Nos próximos dias 16 e 17 de fevereiro, decorrerão em Lisboa, no ISCTE-IUL, o "Seminário Internacional TEIP 2017 - Continuity and Transitions" e o "Encontro Nacional TEIP 2017 - (Re)pensar Percursos Educativos Integradores", ambos organizados pela Direção-Geral da Educação através da sua Equipa de Projetos de Inclusão e Promoção do Sucesso Educativo (consultar programa AQUI).

O Encontro prevê momentos diversos que visam a abordagem de temas considerados relevantes para a promoção efetiva de percursos educativos de sucesso. O evento conta com a intervenção de diversas individualidades nacionais e estrangeiras da área da educação. As dinâmicas previstas incluem grupos de discussão, dez palestras, dez workshops e ainda a apresentação e mostra de práticas desenvolvidas por escolas TEIP.

A participação neste encontro é gratuita mas sujeita a inscrição, dado o número limitado de lugares disponíveis. O evento encontra-se certificado no âmbito das ações de curta duração, de acordo com o despacho 5741/2015 de 29 de maio.

ISCTE-IUL
Morada: Av. das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa, Cidade Universitária
Ver mapa

Coordenadas GPS: Latitud: 38.747841 | Longitud: -9.153443


Agrupamento de Escolas Amadora Oeste

Aulas públicas do projeto 10×10 – Fundação Gulbenkian

A Direção do Agrupamento de Escolas Amadora Oeste tem a honra de convidar todos os interessados a assistirem às Aulas Públicas, do Projeto 10 x10, no dia 28 de Janeiro (próximo sábado), no Auditório 2 da Gulbenkian.

Com a Participação, pelas 16:00 H, da Turma 10º 1,  da Escola Secundária Seomara Costa Primo, e dos professores Helena Moita de Deus (Biologia) e Nuno Resende (Educação Física) e o artista Miguel Horta.

Saiba mais


27 Jan.

NUCLIO – ATIVIDADES E FORMAÇÃO 2016/2017

O NUCLIO planeia levar a cabo, através do funcionamento do CELESTE, um extenso programa de atividades de diversa ordem, com especial ênfase em atividades hands-on/minds-on dedicadas à astronomia e à exploração espacial.

Atividades dirigidas a estudantes/escolas

Aprendiz de Cientista - Vem com a tua escola fazer ciência como os cientistas fazem. Observa, analisa e descobre!

Atividades dirigida ao público em geral/Famílias

Astronomia em Crescente - Todos os meses as últimas novidades partilhadas por especialistas, o convívio, o céu noturno…

Ciência em Família - A curiosidade não tem idade e a descoberta tem outro sabor quando é feita em família…

Detetives do Espaço - Os detetives procuram pistas e tentam descobrir o verdade… os cientistas fazem o mesmo.

Cursos de formação de professores
Estão já anunciados os seguintes cursos certificados:

Space Awareness – Navegação através dos tempos (Coimbra – Fev. 2017)
O projeto Space Awareness visa inspirar os mais novos para áreas relacionadas com a ciência, tecnologia e o Espaço, colocando-os a par das opções de carreira disponíveis neste sector, da relevância das ciências espaciais nas suas vidas e estimulando o seu sentido de cidadãos do mundo. Pretende-se que os professores valorizem o potencial da utilização do Espaço para uma educação multidisciplinar, incluindo disciplinas não científicas, e ganhem confiança em utilizar os recursos produzidos pelo projeto para a educação.

 

Astronomia Hands-on 3 – Descobrir as estrelas (Funchal: Fev-Mar 2017)
Com este curso pretende-se que os professores não só aprofundem e atualizem conceitos e conhecimentos relacionados com a vida das estrelas, tendo em conta as matérias curriculares dos programas escolares, mas que também aprendam a utilizar recursos práticos recorrendo a novas metodologias de ensino.

 

Laboratórios Online para a Astronomia
Ação de formação de professores acreditada pelo CCPFC, que decorrerá no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, S. Pedro do Estoril, entre os dias 21 de janeiro e 1 de abril de 2017.                                                           


24 Jan.

Ciclo de Debates do Observatório da Vida nas Escola

Ao longo de 2017, o OBVIE - Observatório da Vida nas Escolas organiza o seu VI Ciclo de Debates, intitulado "Às vezes em meu nome! – presenças e expetativas de alunos e estudantes na decisão e ação das escolas".

A primeira sessão será já na próxima 5ª feira, dia 26 de janeiro, pelas 17h30, no auditório da FPCEUP, subordinada ao tema "Telemóveis e outras coisas que tais".

A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória em goo.gl/8hHdPr<http://goo.gl/8hHdPr>.

Próximos debates deste ciclo:


24 Jan.

Selo de Escola Intercultural – 4.ª Edição

No dia 12 de janeiro a Direção-Geral da Educação (DGE) e o Alto Comissariado para as Migrações, I.P., (ACM, I.P.), com a colaboração da Fundação Aga Khan, Portugal, procederam à entrega do distintivo Selo de Escola Intercultural aos estabelecimentos de educação e ensino públicos, particulares e cooperativos candidatos, que se destacaram na promoção de práticas que reconhecem e valorizam a diversidade como uma oportunidade e fonte de aprendizagem para todos/as.
 

O distintivo Selo de Escola Intercultural consiste num certificado e num selo digital com a distinção conferida para utilizar em elementos de comunicação.

Candidataram-se a esta iniciativa 32 estabelecimentos de educação e ensino, de entre os quais 12 Agrupamentos TEIP, tendo sido atribuídos  8 Selos de Escola Intercultural de Nível I – Iniciação, 17 de Nível II – Intermédio e 7  de Nível III - Avançado.

Os Estabelecimentos de Educação e Ensino TEIP certificados foram:

Nível I – Iniciação
Agrupamento de Escolas Baixa-Chiado
Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres
Agrupamento de Escolas da Damaia

Nível II – Intermédio
Agrupamento de Escolas do Monte da Caparica
Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches
Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas
Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro
Agrupamento de Escolas de Estremoz
Agrupamento de Escolas António Sérgio

Nível III – Avançado
Agrupamento de Escolas de Santo António
Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão
Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente

A EPIPSE (Equipa de Projetos de Inclusão e Promoção do Secesso Educativo) congratula-se  com os resultados e felicita os agrupamentos /escolas pelo excelente desempenho.


06 Jan.

Projeto Fénix - Encontro Regional 2017

O Encontro Regional confere certificado de ação de curta duração para efeitos de progressão na carreira.
 

Programa: Lisboa e Porto
 

Este evento é gratuito e carece de inscrição prévia em:
Lisboa
Porto


21 Dez.

2ª Edição da formação "Vidas Ubuntu na Escola"

O Projeto “Vidas Ubuntu” lança a 2.ª edição da formação do Projeto "Vidas Ubuntu na Escola" para professores e técnicos da área da educação que irá decorrer nos dias 5 e 6 de janeiro, em Lisboa, e nos dias 19 e 20 de janeiro, no Porto.

Esta formação pretende preparar professores e técnicos da área da educação na metodologia “Personal Storytelling” que, aliada à filosofia Ubuntu, são a base do Projeto “Vidas Ubuntu” com o objetivo de capacitar os jovens para novas formas de olhar a sua própria realidade através da partilha de histórias de vida, pela expressão construtiva dos seus próprios sentimentos.

Saiba mais


13 Dez.

Gestão de Conflitos e Prevenção da Indisciplina

O Agrupamento  de Escolas Maximinos vai realizar no próximo dia 22 de dezembro, entre as 9h30 e as 12h30 horas, a 2ª sessão do Fórum "Cooperar, Refletir, Partilhar" subordinada à temática Gestão de Conflitos e Prevenção da Indisciplina.
 

Esta sessão realiza-se na Escola Secundária de Maximinos, está aberta a pessoal docente e não docente, e será orientada pela Profª Doutora Cristina Palmeirão, da Universidade Católica Portuguesa, Porto.

Saiba mais

notícia colocada em 13.12.2016


Projeto Leituras que unem

Escolas TEIP vão ser apoiadas financeiramente

No presente ano letivo 19 Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas TEIP vão ser apoiados financeiramente, num montante total de 51. 883.03 €, destinados à aquisição de fundo documental, equipamentos digitais e despesas gerais, para desenvolver vários projetos no âmbito de Leituras que unem, integrados no Plano Nacional de Leitura (PNL).

A EPIPSE e o PNL felicitam todos os participantes, em especial as equipas pedagógicas dos projetos vencedores, pela criatividade dos projetos apresentados, onde a leitura surge relacionada com temáticas diversificadas, tais como: ligação entre a escola/famílias e comunidade; preservação do património local; cidadania; diversidade cultural; inclusão e literacias tecnológicas, envolvendo diversos níveis e percursos de ensino, desde o pré-escolar ao ensino secundário.

Lista de escolas cujos projetos vão ser apoiados financeiramente:

notícia colocada em 13.12.2016


(In)disciplina na escola: Para uma prática integrada e sustentada de intervenção*
*Marisa Carvalho, Victor Rosário, Paula Alão, Mário Cerqueira, Marta Martins e Joaquim Magalhães

Modelo integrado de atuação do Agrupamento de Escolas de Frazão

No âmbito do programa de apoio ao desenvolvimento dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – TEIP, a Universidade Católica do Porto editou um e-book sob o tema “Promoção do Sucesso Educativo” que reúne um conjunto de artigos, que revelam um horizonte de possibilidades de sucesso.

O Agrupamento de Escolas de Frazão, Paços de Ferreira, deu o seu contributo apresentando o projeto “SER – Segurança, Envolvimento e Responsabilidade” que procura dar resposta à gestão de fenómenos relacionados com a indisciplina através de um modelo de atuação integrado e sustentado neste âmbito.

O presente artigo faz um breve trajeto de sistematização das manifestações aos contextos da indisciplina, passando pela atuação tradicional reativa e punitiva, finalizando com a apresentação do modelo de promoção de comportamentos positivos assente numa abordagem multinível que é, sobretudo, um modelo integrado de atuação de escola.

Para saber mais consultar:

(In)disciplina na escola: Para uma prática integrada e sustentada de intervenção

webinar - Abordagens multinível na educação: Uma prática integrada na aprendizagem e no comportamento

notícia colocada em 24.11.2016


Concurso de Ideias para Jovens – “Mundar: Muda o Teu Mundo” - 3ª Edição

As candidaturas à terceira edição do “Concurso de Ideias Mundar: Muda o teu Mundo” vão decorrer entre os dias 2 e 25 de novembro de 2016. Nesta edição do concurso, o Programa Escolhas e a Fundação Calouste Gulbenkian vão financiar até trinta ideias de mudança, atribuindo um valor máximo de 2.500€ por ideia. Esta terceira edição do referido Concurso é dirigida a todos os jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos e foi divulgada recentemente por todo o país, apresentando aos jovens o desafio de mudar o mundo.

O concurso tem como objetivos estimular a criatividade e pro-atividade dos jovens na identificação, criação e implementação de soluções para necessidades sentidas pelos próprios e pelas comunidades onde residem. Assim, com este concurso pretende-se estimular a criação de soluções para problemas dos jovens, desafiando-os a olharem para si, para o mundo em seu redor e a agirem. Os interessados em participar podem aceder ao vídeo de divulgação em: https://www.youtube.com/watch?v=qaKbNV_7yPE&feature=youtu.be 

Vai ainda decorrer uma sessão de esclarecimento no próximo dia 11 de novembro, pelas 14h30, no IPDJ, Rua Rodrigues Lobo, n.º 98 4150-638, no Porto. Quem pretender participar nesta sessão deverá efetuar a sua inscrição através do link: http://tinyurl.com/h5x9jsd. Para esclarecimentos de dúvidas pode ser utilizado e seguinte email: mundar@programaescolhas.pt.

Mais informações em: http://www.mundar.pt

notícia colocada em 09.11.2016


Seminário “NEETS at Risk: boas práticas, sustentabilidade e impacto”

A coordenação do projeto “NEETS at Risk” está a organizar o Seminário “NEETS at Risk: boas práticas, sustentabilidade e impacto”, para o próximo dia 10 de Novembro de 2016, das 14h30 às 17h30, na Junta de Freguesia de Alcântara, em Lisboa, com o objetivo de fomentar a partilha e a reflexão sobre as implicações políticas e o valor acrescentado do projeto.

“NEETS at Risk” é coordenado pelo CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins, em parceria com a Junta de Freguesia de Alcântara e o Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica, e tem como objetivo entender quais os fatores de risco de os jovens se tornarem NEET.

Sendo que NEET são todos os jovens que não estão empregados nem a estudar, tanto na via de ensino como na da formação, “NEETS at Risk“ procura identificar jovens em risco de se tornarem NEET e, numa perspetiva preventiva, lhes proporcionar intervenções adaptadas às suas necessidades que lhes aumentem a motivação para permanecerem na escola com aproveitamento ou facilitar uma melhor transição do sistema de ensino e formação para o mundo do trabalho.

Inscrição gratuita: http://www.cecoa.pt/news/show/415.html
Programa: PROGRAMA_10nov2016%20(2).pdf
Site do projeto: http://www.preventingneets.eu/

notícia colocada em 28.10.2016


O NUCLIO – DESAFIOS, ATIVIDADES, FORMAÇÃO

Assinalando o início do novo ano letivo, transmitimos algumas informações importantes, mais concretamente sobre a atividade do NUCLIO que continuará a sua missão de apoiar, da melhor forma, todos aqueles que queiram navegar na busca de eventos, projetos e informações sobre oportunidades de formação para docentes. Incluímos igualmente sites para consulta de informação mais pormenorizada, relativa a 2016/2017.

Uma das atividades que destacamos é a Medição de Eratóstenes: o NUCLIO convida as escolas a participar na reprodução da medição da circunferência da Terra. A equipa que promove este projeto na Grécia volta a oferecer bolsas para a participação da escola de verão de 2017. Este ano, o projeto conta novamente com a iniciativa da “Matemática do Planeta Terra” que também promove o evento. 

Saiba mais em

O NUCLIO retoma este ano as iniciativas em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, com atividades de observações regulares do Sol e do céu noturno, exposições temáticas, cafés-ciência, programas para famílias, programas de investigação científica para escolas, programação, robótica, etc., a iniciar no dia 1 de outubro.

Na área da formação para professores, o NUCLIO continua a oferecer, a custo simbólico, formações de âmbito nacional e internacional, sobre: Astronomia Hands-on, Poluição Luminosa e Eficiência Energética e Laboratórios online para o ensino das ciências entre outras a decorrer de 9 a 14 de janeiro e de 9 a 14 de abril de 2017.

Encontram-se ainda online outras informações, atividades, iniciativas, projetos e temas que podem ser consultadas nos sites abaixo indicados:

NUCLIO: http://nuclio.org/
Eclipse Anular do Sol que ocorreu no passado dia 1 de setembro  http://pload.org/2016/08/pload-na-sombra-  http://www.astro4dev.org/
Encontro anual do projeto Global Hands-on Universe que decorrerá no Kentucky de 16 a 19 de Agosto. http://handsonuniverse.org/ghou2017/
Space Awareness http://www.space-awareness.org/pt/news/workshop-internacional-sobre-educacao-espacial/

notícia colocada em 23.09.2016


O NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia, em parceria com a European Physics Society, no âmbito da European Science Education Academy, irão realizar durante os meses de julho e agosto de 2016 um conjunto de formações, na área das ciências, destinadas a professores. 

Neste contexto, vimos por este meio divulgar as iniciativas em destaque para o verão de 2016.
 

Grécia de 3 a 8 de julho e 10 a 15 de julho 2016
Inspiring Science Academy: No âmbito deste curso mais de 200 professores, oriundos de 25 países reúnem-se em Maratona (Grécia)  para receberem formação recheada de ingredientes muito apetecíveis com formadores vindos de várias instituições de renome na área de formação para professores e na investigação científica (dentro e fora da sala de aula):

  •  Hands-on CERN”, telescópios robóticos;
  • “Discover the Cosmos”, princípios de programação e robótica;
  • “Space Awareness”, diversidade e igualdade de género nas atividades de exploração espacial;
  • “Go-lab”, laboratórios online integrados em atividades de investigação científica em sala de aula.

​Mais informações em: http://esea.ea.gr/content/ise-academy-2016 e/ou http://ise.ea.gr/

 

Espanha de 25 a 29 de julho 2016
Em parceria com o Instituto de Astrofísica de Canarias,  pelo segundo ano consecutivo, irá decorrer uma semana de visitas a observatórios (Teide e Roque de los Muchachos), havendo a possibilidade de momentos de partilha com os cientistas residentes. 

Mais informações em: http://esea.ea.gr/content/astronomy-adventures-canary-islands

 

Turquia de 30 de julho a 7 agosto de 2016
Durante a COSPAR 2016 será promovida uma sessão de formação para professores em parceria com o CosmoQuest e a Universidade de Cardiff. Professores de diversos países participarão nesta formação. 

Mais informações em: http://cospar2016.tubitak.gov.tr/en/SCIENTIFIC-PROGRAM.html
 

Noruega 22 a 27 agosto 2016
Encontro anual do “Global Hands-on Universe” 2016, terá lugar em Stord com o apoio da Universidade de Haugesund.  Este ano será um momento especial onde serão celebrados os 20 anos de encontros deste grupo. Haverá um destaque no passado como forte alicerce para construir o futuro.

Mais informações em: http://handsonuniverse.org/ghou2016/

notícia colocada em 01.07.2016


Regulamentos PIEF e PCA para 2016/2017

Já se encontram disponíveis na página oficial da Direção-Geral da Educação os Regulamentos para a constituição, funcionamento e avaliação de turmas com Percursos Curriculares Alternativos (PCA) e Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) para o ano letivo de 2016/2017, assim como, os seguintes documentos de apoio à implementação da medida PIEF: Ficha de Sinalização do aluno; Ficha de Caracterização e Diagnóstico do aluno; Proposta de Intervenção Socioeducativa

notícia colocada em 27.06.2016


Encontro  "Professores, Políticas Públicas e Gestão Escolar "

Realizou-se no passado dia 3 de Junho de 2016, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, o Encontro  "Professores, Políticas Públicas e Gestão Escolar ", organização conjunta do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e do Fórum Português de Administração Educacional, e destinau-se aos diferentes grupos de profissionais envolvidos no setor da educação e a todos os interessados em política públicas dirigidas à profissão docente e à administração escolar.

Ao longo do encontro refletiu-se sobre as políticas públicas de educação que nos últimos anos têm influenciado, direta ou indiretamente, quer a organização e administração dos estabelecimentos escolares, quer a profissão docente e o quotidiano dos professores.

Saiba mais em…

Poster do Encontro

notícia colocada em 23.05.2016 


O Nuclio (Nucleo Interactivo de Astronomia) lança às escolas mais dois novos desafios na área da astrofísica e astronomia, com o objetivo de motivar os alunos para os temas científicos. 

1º Desafio – "Inspiring Science Education" 2016
Este desafio consiste num jogo de bingo astronómico (Bingo Messier) que pretende motivar os alunos para o mundo da astronomia e observação dos astros. Utilizando a Internet, os alunos podem controlar os telescópios e explorar alguns dos objetos do vasto Universo, além do Sistema Solar. 
Esta iniciativa decorrerá simultaneamente em 15 países na Europa e estará aberta a todos os membros da rede internacional do Galileo Teacher Training Program (GTTP).

Mais informações em: http://portal.opendiscoveryspace.eu/community/desafio-ise-portugal-2016-841909

Para se inscrever, complete este Google Form antes de 8 de Julho de 2016.

2º Desafio - Poluição Luminosa
Este desafio pretende sensibilizar os alunos para o problema e alguns dos malefícios da poluição luminosa (também conhecida por fotopoluição), através da proposta de um conjunto de atividades de reflexão, interativas e de pesquisa, disponíveis online.

Mais informações em: 
http://tools.inspiringscience.eu/delivery/view/index.html?id=4520a70aac5841539fba0fb1c76e989b&amp;t=p (LINK para professores)
http://bit.do/poluicaolum_estudante (LINK para alunos)

Dúvidas e esclarecimentos: ise_portugal@nuclio.pt

 

notícia colocada em 12.05.2016 


Projeto 2young 2fail

Seminário: Prevenção do abandono escolar precoce: uma ação integrada

O projeto 2young 2fail é um projeto de investigação – ação – formação que envolve um conjunto muito diversificado de parceiros europeus da Holanda, Reino Unido, Espanha, Itália e Portugal e tem como objetivos centrais: 

  • Desenvolver um estudo aprofundado sobre a problemática do abandono escolar; 
  • Construir materiais de formação de prevenção, dirigidos aos diversos atores que lidam com esta problemática.

No dia 4 de Junho vai realizar-se na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal uma jornada de trabalho em que se procura dar a conhecer e debater, com agentes implicados nas questões educativas, alguns aspetos deste projeto. Consultar programa 

Este evento tem entrada livre, embora sujeita a inscrição prévia. Esta deve ser feita em: http://projectos.ese.ips.pt/2young2fail/

A participação nesta jornada de trabalho será certificada como ação de formação de curta duração.

notícia colocada em 11.05.2016 

 


O NUCLIO é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivos a divulgação e o ensino da Ciência, em particular da Astronomia e Astrofísica, aliando investigadores ativos em vários domínios de ponta da Astrofísica Moderna, bem como experientes astrónomos amadores.

Em Portugal, no âmbito do protocolo assinado com a DGE, o NUCLIO continua a dinamizar inúmeras atividades e parcerias com escolas. Neste contexto, vimos por este meio divulgar as iniciativas em destaque para o mês de maio:

Trânsito de Mercúrio – no dia 9 de Maio decorreu no Centro de Interpretação da Pedra do Sal o acompanhamento do trânsito de Mercúrio. Esta atividade destinou-se a professores e alunos. Mais informações em: http://nuclio.org

DSR contest – Foi prorrogado o prazo para apresentação de trabalhos para o concurso Dark Skies Rangers. O novo prazo termina a 27 de maio. Este é sem dúvida um evento de grande importância na luta contra a poluição luminosa. A vossa participação faz toda a diferença. Mais informações em: http://dsr.nuclio.pt/concurso/concurso-dsr-cartoon/

V Concentração de Telescópios de Moimenta da Beira - 7 e 8 de Maio. Esta iniciativa nacional foi dedicada aos amantes da astronomia. Mais informação em: https://sites.google.com/site/clubedascienciasmb/

 Agência Espacial Europeia (ESA), em parceria com o Programa de Formação de Professores Galileu (GTTP) estão a organizar, no âmbito do projeto “Consciência Espaço”, um workshop exclusivo para os professores. No presente ano, esta organização terá a parceria da Universidade de Leiden no âmbito do projeto Space Awareness. As inscrições começam dia 1 de maio. Mais informação em: http://www.space-awareness.org/en/news/space-education-international-workshop/

notícia colocada em 10.05.2016 


 “Aulas públicas” - Projeto 1O x 1O 

O Projeto 10x10, integrado no Programa Gulbenkian Educação para a Cultura e Ciência (PGECC), envolve professores, artistas e alunos num trabalho de valorização de conteúdos curriculares do ensino secundário, estimulando o prazer de aprender e a interação de perspetivas, dos saberes e da criatividade.

Pretende-se assim, desenvolver experiências pedagógicas e estratégias de comunicação em contexto de sala de aula motivadoras e capazes de despoletar a atenção e curiosidade dos alunos, desafiando-os pela vontade de querer saber mais.

No passado dia 30 e 31 de janeiro, no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, os Agrupamentos de Escolas ou Escolas não agrupadas apresentaram aos presentes os processos de trabalho e os resultados obtidos, no âmbito deste projeto, através de aulas públicas de diferentes formatos, com a finalidade de partilhar os sucessos e as dificuldades sentidas neste processo de aprendizagem mútua. 

Esta iniciativa contou com a participação de, entre outros, dos seguintes agrupamentos TEIP: Agrupamento de Escolas do Cerco, Agrupamento de Escolas Amadora Oeste e o Agrupamento de Escolas D. Dinis.

 

Reportagem SIC - Projeto 10x10 procura estratégias de motivação dos alunos

notícia colocada em 04.02.2016 

 


Festival TEIP | A(s) Arte(s) da Inclusão e do Sucesso

Teve lugar em Castelo Branco, no Teatro Cine Avenida, no dia 21 de maio de 2013, o primeiro Festival TEIP. Tratou-se de uma mostra de cultura, em que as áreas artísticas e desportivas tomaram o palco, revelando o que de melhor se faz nas escolas que integram o Programa TEIP.

O programa era vasto e contou com a participação e empenho de centenas de alunos de diferentes escolas. Foram momentos de arte, inclusão e de sucesso.

 

Encontros TEIP  

|Diálogos interprofissionais para uma intervenção de qualidade nas escolas TEIP |

Foram realizados, no Porto (29 abril 2013) e em Lisboa (2 maio 2013), mais dois encontros no âmbito do Programa TEIP com o tema: Diálogos interprofissionais para uma intervenção de qualidade nas escolas TEIP, destinados a técnicos de intervenção psicossocial.

notícia colocada em 26.4.2013

 

Webinar

O webinar sobre o tema:"avaliação e monitorização de escolas: bons diagnósticos, respostas adequadas, melhores resultados" está disponível em:

 http://webinar.dge.mec.pt/2013/04/10/avaliacao-e-monitorizacao-de-escolas/

notícia colocada em 15.4.2013

 

 ONG da República Checa visita escola TEIP

Uma ONG da República Checa está a coordenar uma parceria europeia com o objetivo de construir respostas, na área da mediação sociocultural, estando, particularmente, interessada na integração de mediadores na área da educação e do emprego.

Sendo Portugal um modelo para as políticas de integração e a educação uma das áreas de referência, considerou o ACIDI - que integra esta parceria europeia - as escolas do Programa TEIP um exemplo de sucesso na relação com a comunidade e integração de jovens, tendo solicitado à DGE a indicação de uma escola a ser visitada pelo grupo representante desta ONG.

Esta delegação foi recebida no Agrupamento Mães d’Água (Amadora), referenciado como um bom exemplo, para conhecer o trabalho desenvolvido com as parcerias e comunidade local e, em particular, o papel do mediador neste processo.

No final da visita, o grupo deu os parabéns ao diretor do agrupamento e ao Ministério da Educação e Ciência e desejou que a República Checa seguisse os passos empenhados destas escolas portuguesas.

notícia colocada em 8.4.2013

 

Redes de Escolas TEIP

Estão a realizar-se por todo o país, durante os meses de janeiro e fevereiro de 2013, vários encontros com pequenos grupos de Escolas que integram o Programa TEIP. O objetivo principal destes momentos será a reflexão e partilha de experiências orientadas para a introdução de melhoria nas práticas promotoras de sucesso educativo e nas aprendizagens dos alunos.

As universidades, representadas pelos consultores externos do Programa, teem aqui um papel importante como apoio às lógicas de reflexão dos participantes, partindo do conhecimento da realidade das escolas acrescido da mais-valia do olhar externo.

Onde estamos e para onde queremos ir, quais os objetivos e as metas, a importância de reforçar as formas de comunicação interna e externa para melhor (re)conhecer o trabalho dos diferentes atores, são algumas das temáticas já abordadas.  Saber mais ...

notícia colocada em 16.1.2013

 

Seminários TEIP | Caminhos para a Inclusão e para o Sucesso Educativo

No âmbito do Programa TEIP vão realizar-se dois Seminários sobre o tema “Caminhos para a Inclusão e para o Sucesso Educativo”, nos próximos dias 11 e 14 de dezembro 2012, na Póvoa do Varzim e em Lisboa.

Os participantes nestes Seminários poderão assistir a Conferências produzidas por personalidades de relevo que terão a cargo o desenvolvimento de temas como “O olhar de um empresário: dos alicerces a uma educação ao longo da vida” ou “A escola é o espelho da sociedade” e participar, ainda, em painéis de discussão dinamizados por Diretores de Agrupamentos TEIP e Peritos Externos que acompanham o Programa.

 notícia colocada em 10.12.2012

 

Vídeos de Boas Práticas

Estão disponíveis os 6 filmes sobre boas práticas desenvolvidas em agrupamentos de escolas TEIP sobre: organização pedagógica; monitorização, parcerias, alunos em situação de risco e gestão. 

 

II Jornada de Reflexão sobre os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP2)

A II Jornada de Reflexão sobre os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP2) realizou-se no dia 18 de junho de 2011, no Agrupamento de Escolas do Cerco, no Porto. 

A receção aos participantes – diretores de Agrupamentos, coordenadores de projetos TEIP e peritos externos - bem como a sua distribuição pelos workshops simultâneos que funcionaram de manhã e à tarde, foi assegurada por alunos que realizaram a sua tarefa com todo o empenho e brio.

Os peritos externos que acompanharam o desenvolvimento dos projetos TEIP moderaram os Workshops centrados nos temas: diversificação das ofertas curriculares e das aprendizagens, articulação e sequencialidade, gestão e liderança, participação da família e comunidade, intervenção em situação de risco, monitorização e avaliação e papel do perito externo no programa TEIP.

Ao longo da Jornada os participantes puderam visitar um espaço com uma mostra de cartazes e vídeos elaborados pelos agrupamentos TEIP nos quais se expunha uma ação desenvolvida no âmbito do projeto e se fazia o balanço da sua implementação.

Foram, ainda, apresentados, dois estudos de avaliação externa do Programa TEIP2, da autoria da Universidade Católica Portuguesa e do CIES do ISCTE.

No início e encerramento dos trabalhos os participantes tiveram o gosto de assistir a uma peça musical de alunos do Ensino Artístico Integrado e a uma apresentação de Ginástica Acrobática de uma turma de Desporto Escolar.

Todos os produtos da Jornada serão disponibilizados, a curto prazo, na área TEIP no sítio da Internet da DGIDC.

Webinar | Escolas TEIP nos ranking - casos de sucesso

Está disponivel no histórico das sessões webinar a entrevista a dois diretores de agrupamentos TEIP, cujas escolas evidenciaram percursos de sucesso. Saber mais ...