Está aqui

Eventos

Eventos

|TEIP  |Legislação  |Documentos de Referência  |Rede  |Eventos  |Recursos/Boas Práticas  |Avaliação  |Candidaturas ao FSE  |Arquivo

 

Encontros TEIP 2020/2021

 

 

No mês de fevereiro, realizou-se, no dia 9, um encontro nacional TEIP, em que participaram os diretores e coordenadores TEIP, bem como os peritos que acompanham estas UO, entre outras entidades parceiras.

O Encontro contou com a presença do Senhor SEAE, Dr. João Costa, na sessão de abertura. Seguiu-se a apresentação da Subdiretora-Geral da Educação, Dra. Maria João Horta. De seguida, a Dra. Estela Costa fez uma comunicação subordinada ao tema: Inovação Pedagógica em Territórios Inclusivos. O encontro continuou com dois painéis:

- O painel Práticas de Inovação Pedagógica em Territórios Inclusivos que teve a participação dos diretores de três Agrupamentos de Escolas e foi moderado pelo Dr. Jorge Morais (Chefe de Gabinete do SEAE). Este painel teve como objetivo a partilha de práticas por parte dos agrupamentos presentes;

- O painel O trabalho em Rede nas Escolas TEIP – O papel dos Peritos, em que participaram quatro peritos de instituições de ensino superior, envolvidos no acompanhamento a vários Agrupamentos de Escolas, com a moderação do Dr. Pedro Cunha (Fundação Calouste Gulbenkian).

A Sessão de encerramento foi presidida pelo Dr. José Vítor Pedroso, Diretor-Geral da Educação.

 

Encontros Regionais TEIP 2019/2020

 

De modo a estabelecer pontos de situação, motivar para a ação, dar feedback em relação aos relatórios e resultados globais das escolas TEIP foram realizados 6 Encontros Regionais TEIP, divididos em dois momentos - outubro de 2019 e maio de 2020.

Maio 2020

No mês de maio, foram realizadas 3 Encontros Regionais TEIP, nos dias 27, 28 e 29, com as UO TEIP das seguintes regiões: Alentejo, Algarve e Centro | Lisboa e Vale do Tejo | Norte

Considerando que o grande desígnio numa comunidade TEIP é a promoção do sucesso e luta contra o abandono escolar definiu-se o tema “Ser TEIP em tempo de pandemia” que deu o mote para os trabalhos com a seguinte agenda: 

• “Ser TEIP em tempo de pandemia”
• À conversa com … Diretores TEIP
• À conversa com… Técnicos e Coordenadores

O painel intitulado “À conversa com … Diretores TEIP” teve como principal objetivo promover a partilha de práticas organizacionais, por parte de Diretores TEIP, no âmbito da implementação do ensino a distância.

O painel intitulado “À conversa com … Técnicos e coordenadores” teve como principal objetivo promover a partilha de práticas sobre o papel dos Coordenadores TEIP e técnicos especializados, no âmbito da implementação do ensino a distância.

Outubro 2019

No mês de outubro de 2019 foram realizados Encontros Regionais TEIP, de arranque do ano letivo, nos dias 16, 17 e 21, no Porto, Beja e Lisboa, respetivamente. Estes encontros tiveram como objetivo refletir sobre os resultados obtidos no ano letivo 2018/2019 e continuar a perspetivar o futuro. 

Estes encontros tiveram a duração de 3 horas de acordo com a seguinte agenda de trabalho:

• Sessão de abertura;
• Ponto de situação das candidaturas POR;
• Apresentação dos resultados alcançados relativos ao ciclo TEIP 2012/2018;
• Balanço do trabalho desenvolvido em 2018/2019;
• Modelo de acompanhamento e monitorização para 2019/2020.

 

Encontros Regionais TEIP 2018/2019

 

Foram realizados 4 encontros regionais TEIP, divididos em dois momentos - outubro de 2018 e janeiro de 2019.

Estas reuniões regionais com UO TEIP, tiveram como objetivo trabalhar aspetos essenciais para a definição dos novos PPM, com a participação dos peritos TEIP, dos diretores dos AE/ENA, respetivos coordenadores TEIP e coordenadores de ciclo/departamento.

Janeiro 2019

Dando continuidade ao trabalho iniciado nos encontros regionais de outubro de 2018, tiveram lugar, em janeiro de 2019, dois Encontros Regionais TEIP, nos dias 10 e 11, respetivamente no Porto e em Vendas Novas. A sessão de abertura contou com a presença do Senhor Secretário de Estado da Educação, Professor Doutor João Costa. Para além da apresentação das novas Linhas Orientadoras para o PPM 2018-2021, estes encontros tiveram como principal objetivo, a análise e discussão da descrição operacional dos indicadores globais a considerar neste triénio.

Estes encontros tiveram a seguinte agenda de trabalho:

• Sessão de abertura;
• Linhas Orientadoras PPM 2018-2021;
• Grupos de Discussão: Processo de Construção do PPM;
• Próximos passos.

Outubro 2018

No mês de outubro de 2018 foram realizados dois Encontros Regionais TEIP, de arranque do ano letivo, nos dias 11 e 15, no Porto e em Lisboa, respetivamente.

Nestes encontros foram apresentados os eixos de intervenção TEIP, a considerar na elaboração do novo PPM, seguindo-se sessões de trabalho colaborativo e de reflexão conjunta, sobre os domínios e possíveis indicadores a considerar. 

Os peritos TEIP foram convidados a participar nos grupos de reflexão, dando continuidade ao trabalho que realizam, designadamente no apoio à construção dos PPM, no que diz respeito ao diagnóstico, definição das prioridades de ação e desenho das ações de melhoria nos respetivos agrupamentos que acompanham, com o atual enquadramento de autonomia, flexibilidade curricular e escola inclusiva. 

Foi, ainda, solicitado aos diretores das UO TEIP que, na sequência da reunião de outubro, iniciassem a reflexão com as respetivas comunidades educativas e peritos, no sentido de prepararem o seu PPM, tendo em conta os novos eixos. 

Assim, estes encontros tiveram a duração de 3 horas, de acordo com a seguinte agenda de trabalho:

 

I Encontros Regionais TEIP 2017/18

 

A Direção-Geral da Educação realizou 5 Encontros Regionais TEIP nos dias 25, 30 e 31 de janeiro de 2018 em Vila Nova de Gaia, Lisboa e Alcácer do Sal, respetivamente.

Nas cinco sessões dinamizadas ao longo dos três dias participaram 465 docentes (em que se incluem diretores e coordenadores TEIP), 57 técnicos especializados, 38 representantes de autarquias e 17 peritos externos, num total de 577 participantes.

Em cada um dos encontros, os participantes foram envolvidos em grupos de discussão sobre temáticas relevantes para a construção de escolas inclusivas:

  • o planeamento - da fase de diagnóstico à definição e priorização de problemas;
  • a criação de um clima de escola promotor da aprendizagem;
  • a gestão do processo de ensino-aprendizagem nomeadamente através da diferenciação pedagógica e gestão curricular;
  • a avaliação formativa como instrumento promotor de aprendizagens;
  • e a participação da comunidade na promoção do sucesso educativo.

Um agradecimento muito especial a todos os que, através da sua participação ativa, contribuíram para o sucesso da iniciativa, em particular aos peritos que dinamizaram a sessão sobre avaliação formativa, doutores Ariana Cosme, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Vitor Alaiz, da Universidade Católica Portuguesa, e Isabel Fialho, da Universidade de Évora.

Programa e slides utilizados na 3.ª parte do encontro

 


Encontro Nacional TEIP “(Re)pensar Percursos Educativos Integradores”

Seminário Internacional “Continuity and Transitions in Learner Development”

Nos dias 16 e 17 de fevereiro decorreram, em Lisboa, no Grande Auditório do Edifício II do ISCTE-IUL, o "Seminário Internacional TEIP 2017 - Continuity and Transitions" e o "Encontro Nacional TEIP 2017 - (Re)pensar Percursos Educativos Integradores", organizados pela Equipa de Projetos de Inclusão e Promoção do Sucesso Educativo da Direção-Geral da Educação.

Estiveram reunidas individualidades de relevo nacional e internacional na área da educação, permitindo acolher no Seminário e no Encontro cerca de 500 participantes e envolver 29 convidados estrangeiros; 32 convidados nacionais e 60 alunos. Contou ainda com a participação de 136 Agrupamentos de Escolas/ escolas não agrupadas para mostra de práticas de referência e na apresentação de pósteres para exposição.

Os participantes mostraram-se bastante satisfeitos com as dinâmicas dando conta que o dias de trabalho foram intensos e muito proveitosos: ouviram-se palestras, questionaram-se ideias, discutiram-se opções e estratégias quer nos espaços formais quer em espaços informais. Deste modo reforçaram-se redes que fortalecem a comunidade TEIP.

Programa

Aqui pode encontrar todos os materiais utilizados no decorrer do evento nomeadamente, apresentações, documentação de apoio, pósteres entre outros: 
(Nota: Os materiais abaixo apresentados são da responsabilidade das entidades que os elaboraram e apresentaram)

Palestras

Mostra de práticas

Workshops

Pósteres de práticas de agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas TEIP


 

Encontros Regionais TEIP 

Encontros Regionais de Partilha de Práticas TEIP | 25 a 29 de janeiro de 2016 |

 

No âmbito do programa TEIP realizaram-se, na semana de 25 a 29 de janeiro, sete Encontros Regionais de Partilha de Práticas TEIP com representantes dos 137 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que integram atualmente o programa.

Em cada um dos encontros, os participantes, foram envolvidos em grupos de discussão sobre os fatores internos às escolas que são determinantes para o sucesso das estratégias orientadas para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

 

Encontros Regionais | 8 a 11 de outubro de 2015 | 

“ Como pensar uma Ação Estratégica concertada e eficaz?”

Com o objetivo de promover momentos de reflexão, discussão e partilha em torno da temática da planificação estratégica, tiveram lugar nos dias 8, 9 e 11 de outubro, respetivamente em Lisboa, Vila Nova de Gaia e Alcácer do Sal, três encontros regionais no âmbito do Programa TEIP, destinados a Diretores e Coordenadores de Unidades Orgânicas TEIP.

Documentos de referência:

Apresentação em Powerpoint - “Como Pensar Uma Estratégia Concertada e Eficaz?”

Guião de debate - Análise de um PPM

Apresentação em Powerpoint - Projetos nacionais e internacionais, promovidos pela ERTE/DGE


Micro Redes

Redes de Escolas TEIP

Realizaram-se, durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2013, vários encontros com pequenos grupos de Escolas que integram o Programa TEIP. O objetivo principal destes momentos foi a reflexão e partilha de experiências orientadas para a introdução de melhoria nas práticas promotoras de sucesso educativo e nas aprendizagens dos alunos.

As universidades, representadas pelos consultores externos do Programa, tiveram aqui um papel importante como apoio às lógicas de reflexão dos participantes, partindo do conhecimento da realidade das escolas acrescido da mais-valia do olhar externo.

Onde estamos e para onde queremos ir, quais os objetivos e as metas, a importância de reforçar as formas de comunicação interna e externa para melhor (re)conhecer o trabalho dos diferentes atores, foram algumas das temáticas abordadas.

 

(Ver notícias no BLOG) ver mais ...

1º Encontro | Na rota da rede das escolas TEIP _ norte

2º Encontro | Na rota da rede das escolas TEIP _ centro

3º Encontro | Na rota da rede das escolas TEIP _ norte

4º Encontro | Na rota das escolas TEIP _ norte

5º encontro | Na rota das escolas TEIP _ Lisboa e vale do tejo

6º Encontro | Na rota das escolas TEIP _ Lisboa e vale do tejo

7º Encontro | Na rota das escolas TEIP _ Lisboa e vale do tejo

8º Encontro | No alentejo e quase a terminar a rota das escolas TEIP! _ alentejo

 

Nacionais

  

 

 

 

Festival TEIP  | A(s) Arte(s) da Inclusão e do Sucesso

Teve lugar em Castelo Branco, no Teatro Cine Avenida, no dia 21 de maio de 2013, o primeiro Festival TEIP. Tratou-se de uma mostra de cultura, em que as áreas artísticas e desportivas tomaram o palco, revelando o que de melhor se faz nas escolas que integram o Programa TEIP.

O programa era vasto e contou com a participação e empenho de centemas de alunos de diferentes escolas. Foram momentos de arte, inclusão e de sucesso.

Programa 

 

Regionais

 Encontros TEIP | Diálogos interprofissionais para uma intervenção de qualidade nas escolas TEIP 

Nos próximos dias, terão lugar no Porto (29 abril 2013) e em Lisboa (2 maio 2013), mais dois encontros no âmbito do Programa  TEIP, destinados a técnicos de intervenção psicossocial. 

                   

 

Seminários TEIP | Caminhos para a Inclusão e para o Sucesso Educativo

No âmbito do Programa TEIP realizaram-se dois Seminários sobre o tema “Caminhos para a Inclusão e para o Sucesso Educativo”, nos dias 11 e 14 dedezembro 2012, na Póvoa do Varzim e em Lisboa.

Os participantes nestes Seminários puderam assistir a Conferências produzidas por personalidades de relevo que terão a cargo o desenvolvimento de temas como “O olhar de um empresário: dos alicerces a uma educação ao longo da vida” ou “A escola é o espelho da sociedade” e participar, ainda, em painéis de discussão dinamizados por Diretores de Agrupamentos TEIP e Peritos Externos que acompanham este Programa.