Está aqui

Comunidades de Aprendizagem

Content links

Comunidades de Aprendizagem

|Comunidades de Aprendizagem  |Arquivo 

SUPPORT TO ADDRESS SCHOOL FAILURE AND DROP OUT IN EDUCATIONAL AREAS OF PRIORITY INTERVENTION (TEIP) IN PORTUGAL

Conheça a rede, os recursos e as atividades que se desenvolvem no âmbito do projeto Comunidades de Aprendizagem INCLUD-ED, Portugal, em https://comunidades-aprendizagem.dge.mec.pt.

Projeto REVERS-ED

O REVERS-ED é um projeto de investigação financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Horizon Europe. O projeto é coordenado pela Universidade de Barcelona e envolve um consórcio internacional com a participação de 11 países - Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Grécia, Irlanda, Itália, Lituânia, Portugal e Roménia. A Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e a Direção-Geral da Educação (DGE) constituem a representação de Portugal neste projeto.

O objetivo principal do REVERS-ED é identificar tendências nas desigualdades educativas em toda a Europa e fornecer provas científicas de intervenções eficazes capazes de as compensar e reverter ao longo do tempo, com ênfase na transferibilidade e sustentabilidade.

O REVERS-ED apresenta uma dupla abordagem:

  • Por um lado, mapear e analisar as desigualdades educativas numa perspetiva longitudinal, identificando as suas principais características e tendências.
  • Por outro lado, analisar e estudar em profundidade as intervenções existentes que atenuam e revertem estas desigualdades, a fim de definir as condições para a sua transferibilidade e implementação através de políticas educativas.

Objetivos específicos:

O1. Mapear e analisar as técnicas utilizadas para avaliar as desigualdades na educação, formação e resultados de aprendizagem ao longo do tempo, identificando seus principais pontos fortes e fracos.

O2. Mapear os conjuntos de dados longitudinais existentes na Europa (nacionais e regionais) sobre resultados de aprendizagem e identificar aqueles que permitem uma análise das tendências nas desigualdades educacionais.

O3. Estudar coortes de alunos dos ensinos básico e secundário ao longo do tempo através de dados longitudinais existentes, atendendo aos resultados de aprendizagem alcançados e às tendências das desigualdades educativas.

O4. Identificar intervenções educativas eficazes na melhoria dos resultados de aprendizagem e na compensação das desigualdades ao longo do tempo.

O5. Propor melhorias para a recolha longitudinal de dados e análise sobre resultados de aprendizagem que melhorem a análise do desempenho educacional com vista à elaboração de políticas para melhorar o desempenho e reduzir as desigualdades.

O6. Identificar condições para a transferibilidade de intervenções eficazes para políticas nacionais e europeias para compensar e reverter as desigualdades nos resultados de aprendizagem, avançando para sistemas educativos mais inclusivos e resilientes.

O7. Divulgar e promover a transferência das intervenções educativas de sucesso identificadas no projeto para aumentar os resultados educacionais e reduzir as desigualdades.

O8. Garantir uma excelente gestão do processo de investigação durante a vida do projeto em termos da sua solidez científica, gestão técnica geral e conduta ética de pesquisa.

Como é desenvolvido?

O desenvolvimento do projeto REVERS-ED assenta numa metodologia que integra abordagens quantitativas e qualitativas:

Análise Quantitativa: O projeto fará uso de dados longitudinais sobre desigualdades educativas, provenientes de bases de dados nacionais e regionais em diversos países europeus. O mapeamento destas bases permitirá o acompanhamento de coortes de estudantes ao longo do tempo. Serão aplicados estudos de coorte retrospetivos e técnicas avançadas de modelagem estatística para identificar tendências nas desigualdades e avaliar o impacto de intervenções já implementadas com sucesso.

Análise Qualitativa: Complementarmente, serão realizados estudos qualitativos aprofundados, que incluem entrevistas, grupos focais e histórias de vida. Estas atividades envolverão diretamente os grupos-alvo (como professores, estudantes e familiares), visando compreender os mecanismos subjacentes que permitem a transferibilidade e a sustentabilidade das intervenções em diferentes contextos socioeducativos.

Quem será inquirido?

  • Crianças e jovens, especialmente grupos vulneráveis de estudantes que têm um risco mais elevado de obter resultados educativos insuficientes;
  • Professores e outros profissionais de educação, sobretudo os que trabalham com alunos que enfrentam desigualdades ou estão em risco;
  • Famílias e comunidades, especialmente as dos estudantes que enfrentam desigualdades ou estão em risco;
  • Decisores políticos no domínio da educação;
  • Agências e departamentos de estatísticas e avaliação da educação;
  • Cidadãos em geral.

Duração do projeto: O projeto tem a duração de 36 meses.

Para mais informações consulte a página eletrónica oficial do projeto em https://revers-ed.eu.