Está aqui

Avaliação do Impacte do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências - Relatório Final

Avaliação do Impacte do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências - Relatório Final

 

 

 

 

 

 

O Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (PFEEC), desenvolveu-se ao longo de quatro anos letivos, entre 2006 e 2010, envolvendo um plano de formação contínua, de âmbito nacional, e a produção e disponibilização de recursos didáticos para Formadores de Professores e para Professores do 1.º ciclo.

O programa alicerçou-se no reconhecimento de que o Ensino Experimental das Ciências, nos primeiros anos de escolaridade, é fundamental para o desenvolvimento da literacia científica dos alunos e para o desenvolvimento de capacidades necessárias ao exercício de uma cidadania informada.

Todos os materiais produzidos no âmbito deste Programa estão ao dispor de toda a comunidade educativa, na página da DGE, podendo ser utilizados na Formação de Professores bem como na prática letiva dos professores deste nível de ensino.

O programa envolveu ainda a dotação financeira das escolas de 1.º ciclo participantes para o apetrechamento do equipamento laboratorial considerado imprescindível ao desenvolvimento do trabalho experimental neste nível de escolaridade.

Participaram no Programa um total de 5141 professores formandos, 4245 escolas e 149 359 alunos.

Tendo em conta o conhecimento científico-pedagógico proporcionado aos professores por este Programa, bem como o apetrechamento das escolas envolvidas e os recursos produzidos, considerou-se importante levar a efeito um estudo, que permitisse avaliar o seu impacte nas práticas docentes e nos resultados de aprendizagens dos alunos.

O relatório final que agora se apresenta é o resultado desse estudo, o qual foi coordenado pela Professora Isabel Martins, a quem competiu constituir e dirigir a equipa de investigação.

Nele se descreve o modo como o estudo de avaliação, conduzido a nível nacional, foi desenvolvido, bem como os resultados e conclusões alcançados.

Relatório final [Avaliação do Impacte do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências - Relatório Final]