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Estudo de avaliação do projeto ensino bilingue precoce no 1.º ciclo do ensino básico

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Estudo de avaliação do projeto ensino bilingue precoce no 1.º ciclo do ensino básico

 

A Direção-Geral da Educação (DGE) promoveu o Estudo de Avaliação do Impacto das Políticas Públicas de ensino bilingue precoce em inglês no 1.º ciclo, através do financiamento do Programa Operacional de Assistência Técnica do Fundo Social Europeu (POAT/FSE), que foi realizado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa em 2014.

Os resultados deste estudo foram apresentados na conferência internacional intitulada Ensino bilingue precoce/CLIL em Inglês no 1.º CEB – Uma realidade em construção em Portugal, promovida pela DGE e pelo British Council Portugal, que se realizou na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa, no dia 18 de abril de 2015.

O estudo teve como principais objetivos:

Avaliar a eficácia da implementação do Projeto EBP no 1.º ciclo do ensino básico/Bilingual Schools Project (parceria DGE/MEC e British Council);

Emitir, a partir dos resultados obtidos, recomendações que possam vir a ter um impacto positivo nas políticas públicas sobre a aprendizagem do Inglês e na formação de professores que lecionam em contextos de aprendizagem bilingues;

Definir critérios de alargamento deste projeto a outros níveis de educação e ensino e a uma rede mais vasta de escolas.

Neste âmbito disponibilizam-se os seguintes documentos do estudo:

Relatório Final [PDF]

Relatório Final (em inglês) [PDF]

Relatório de Estudos de Caso [PDF]

 

 

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