Está aqui

Olimpíadas de Matemática

Olimpíadas de Matemática

As Olimpíadas de Matemática visam essencialmente criar, incentivar e desenvolver o raciocínio Matemático, o treino na resolução de problemas e detetar vocações precoces nesta área do saber.

As Olimpíadas de Matemática têm vindo a ser organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), processando-se em várias etapas - nível de escola, nível local, nível regional e nível nacional - sendo as equipas concorrentes sucessivamente selecionadas até se apurarem as equipas vencedoras que irão representar Portugal na Olimpíada Internacional, na Olimpíada Ibero-Americana e na Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Os alunos que representam Portugal, num determinado ano letivo, na Olimpíada Internacional, na Olimpíada Ibero-Americana e na Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, são convidados a participar num estágio de preparação específico, a cargo do Projeto Delfos, da Universidade de Coimbra.

A participação de Portugal nas competições internacionais é organizada pela SPM, tendo o patrocínio do Ministério de Educação. A seleção e preparação dos alunos está a cargo do Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. As Olimpíadas têm o apoio do Ministério da Educação e Ciência, da Ciência Viva, do Novo Banco, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Pathena.

O Ministério que tutela a Educação tem apoiado financeiramente esta competição, tendo em 2008 sido celebrado um protocolo com a Sociedade Portuguesa de Matemática que formalizou o referido apoio.

Olimpíadas Portuguesas de Matemática

Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO)

Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de língua Portuguesa (OMCPLP)

Olimpíadas Ibero-americanas de Matemática (OIAM)