Está aqui

Dia Europeu das Línguas

Dia Europeu das Línguas

Em 2001 celebrou-se pela primeira vez o Ano Europeu das Línguas (AEL), por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, visando celebrar a diversidade linguística como uma riqueza do património comum da Europa a preservar. Foi ainda objetivo de AEL-2001 promover o multilinguismo e motivar os cidadãos europeus para a aprendizagem de línguas.

Foi, então, instituído o Dia Europeu das Línguas (DEL), que se celebra todos os anos no dia 26 de setembro. As competências linguísticas são essenciais para garantir a equidade e a integração. Na atual conjuntura de crescente mobilidade, globalização da economia e tendências económicas em constante mudança, é mais óbvia do que nunca a necessidade de aprender línguas e desenvolver uma competência plurilingue e intercultural.

Sugere-se a consulta do sítio Web do DEL, onde consta informação detalhada, em 25 línguas, sobre a diversidade linguística, em particular no continente europeu, sobre o DEL e propostas de atividades.

A todas as Escolas e outras entidades organizadoras de atividades no âmbito das celebrações do DEL, recomenda-se vivamente o seu registo na base de dados de eventos.

A Direção-Geral da Educação dispõe de materiais promocionais, recebidos do Conselho da Europa e enviados mediante pedido feito junto do Contacto Nacional, até ao final do dia 23 de setembro.

»» Declaração do Conselho da Europa sobre o DEL: PT | EN/FR