Está aqui

V Olimpíadas Nacionais de Filosofia

V Olimpíadas Nacionais de Filosofia

As V Olimpíadas Nacionais de Filosofia (ONF) vão ter lugar nos dias 8 e 9 de abril na Didáxis, Cooperativa de Ensino, em Riba de Ave. Organizadas pela PROSOFOS - Associação de Promoção da Filosofia - entidade responsável pela organização deste evento anual, estas V ONF contam com a participação de 37 escolas e 78 alunos, permitirão o apuramento dos alunos para a delegação portuguesa que representará Portugal nas XXIV Olimpíadas Internacionais de Filosofia, a realizar em Gent, na Bélgica, entre 12 e 15 de maio de 2016.

Esta atividade, divulgada através de um vídeo promocional, (http://prosofos.weebly.com/) visa desenvolver o gosto pela reflexão acerca de questões e desafios que se colocam à Humanidade, incentivando o intercâmbio de ideias e proporcionando oportunidades para o exercício do pensamento crítico e criativo.

A PROSOFOS, cuja atividade principal é a organização das Olimpíadas Nacionais da Filosofia, que permitem selecionar os nossos representantes nas Olimpíadas Internacionais de Filosofia (IPO), sendo também responsável pela deslocação das nossas delegações, foi fundada por um conjunto de professores da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, na sequência da participação de um aluno dessa escola nas IPO de 2011, que, deslocando-se apenas em companhia do seu professor, foi premiado com uma medalha de prata. Desde então, nas várias participações anuais, Portugal tem sido destacado com medalhas de prata (2011 e 2014) e com menções honrosas (2013).

No âmbito de um Protocolo celebrado em 2013 entre a Direção-Geral da Educação (DGE) e a PROSOFOS, a DGE tem participado na seleção dos ensaios e apoiado financeira e institucionalmente esta iniciativa, que considera de grande relevância na promoção do conhecimento e formação dos jovens.

Para mais informações poderá ser consultado o sítio da PROSOFOS em http://prosofos.weebly.com/.