Está aqui

Projeto STEAM-IT

Content links

Projeto STEAM-IT

STE(A)M IT:

uma nova plataforma de referência em educação STEM integrada!

O projeto STE(A)M IT, é um projeto Erasmus +, realizado em colaboração com a STEM ALLIANCE e o #SCIENTIX que, em conjunto com representantes de Indústrias, Ministérios da Educação e outros colaboradores, pretende criar um enquadramento educacional, numa perspetiva de aplicação integrada das STE(A)M, a nível europeu.  

A iniciativa é coordenada pela European Schoolnet (Bélgica) em parceria com o Istituto Nazionale di Documentazione, Inonovazione e Ricerca (Itália), Italian University Line (Itália), Ministério da Ciência e Educação da República da Croácia (Croácia), Ministério da Educação - Direção Geral da Educação (Portugal) e Universidade de Chipre (Chipre).

Deste modo, tendo por base a pesquisa e as contribuições das partes interessadas no Projeto STE(A)M IT, será desenvolvida, testada e definida a primeira estrutura de referência para a educação no âmbito das STE(A)M na Europa. Os documentos finais serão alvo de publicação neste website em 2022.

Com o lançamento deste websitethe new STE(A)M IT portal, Escolas, Professores, Serviços de Psicologia e Orientação, representantes da Indústria e decisores políticos, têm um espaço comum de trabalho criado para a promoção de abordagens inovadoras e integradas na educação das STE(A)M, com aplicações relevantes ao nível do ensino/aprendizagem.

Ao reunir uma comunidade de especialistas, serão criadas ferramentas e orientações, aplicáveis e potenciadoras da formação de futuros cidadãos mais aptos para enfrentar desafios na sociedade, de forma colaborativa, crítica e eficiente!

1 - O website do Projeto STE(A)M IT é mais do que um inventário de recursos!

O website STE(A)M IT criado corresponde a um ambiente colaborativo de intercâmbio para atores da educação STEM na Europa. À medida que o projeto avançar, os professores terão a oportunidade de colaborar, partilhar práticas e informação sobre o desenvolvimento de materiais de ensino STEM integrados. Quanto aos profissionais na área do aconselhamento vocacional, disporão de um espaço de comunicação entre pares, como um meio de partilha e ampliação da informação sobre as carreiras STEM emergentes e as competências necessárias para as mesmas.

O website apresenta ferramentas para diferentes tipos de utilizadores!

Para que os alunos mostrem interesse por carreiras nas áreas STEM, o Projeto STE(A)M IT fornecerá às Escolas, Professores e Serviços de Psicologia e Orientação materiais adequados e aplicáveis! 

Os utilizadores do site poderão explorar os 7 cenários de aprendizagem STEM integrados para o 3.º ciclo/secundário (12 - 16 anos) e 4 para o ensino primário/2.ºciclo (6 - 11 anos), criados pelos professores dos grupos focais da STE(A)M!

Os utilizadores também terão acesso a um conjunto de perfis de emprego no âmbito das STEM e a diretrizes sobre a apresentação de trabalhos STEM nas salas de aula, assim como a diversas competições!

2 - Formações promovidas: 

Este Projeto já promoveu 3 Workshops para os professores piloto. Assim como diversos cursos online (MOOC) Onde os professores tiveram a oportunidade de experienciar uma aprendizagem sobre a integração de problemas STEM, a partir do mundo real, nas suas aulas. Através dos seguintes MOOC:

2.1 - “STEM is Everywhere! Rerun’ MOOC” - Que teve a duração de cinco semanas e meia, incluindo 4 módulos. E pretendeu fornecer ferramentas de integração de problemas STEM da sociedade/atuais na prática letiva, em disciplinas como Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática, abrangendo professores do ensino básico e secundário, bem como equipas de Formação de Professores. 

2.2 - “Integrated STEM teaching MOOCs” e “Integrated STEM Teaching MOOCs - Rerun” - que permitiu aos participantes descobrir como desenvolver e implementar um plano de aula integrado STEM, teve a duração de cinco semanas e meia, constituído por 4 módulos, este MOOC foi dirigido aos diferentes níveis/ciclos de ensino. 

Ao nível do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico deu relevância a formas de passar do ensino isolado das diferentes Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática para um verdadeiro ensino STEM integrado, não apenas entre si mas com outras disciplinas. Foram dados vários exemplos práticos e referenciada a sua importância.

Ao nível do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário este MOOC visou ensinar os professores a passar das disciplinas STEM de forma isolada para uma integração com os restantes campos do conhecimento. Foram examinados exemplos de planos de aula integrados STE(A)M, criados e testado por outros professores, bem como, outros recursos relevantes.

Para mais informações: https://steamit.eun.org/teachers-community/moocs/the-integrated-stem-teaching-moocs/

3 - Publicações:

3.1 - “Integrated STEM Teaching State of Play” - A publicação foi escrita no âmbito do projeto STE(A)M IT, com o apoio do STEAMonEdu, Universidade de Ciências Aplicadas da NHL Stenden, International STEM Awards, CHOICE, Learn STEM, Let's Talk Science, Scientix, STEM Alliance, Texas Instruments e Lego Education. 

Esta publicação “Integrated STEM Teaching State of Play”, fornece uma visão geral da pesquisa científica e da literatura existente sobre este tema, enquanto estabelece a base para o desenvolvimento do primeiro quadro educacional europeu integrado STE(A)M. O relatório apresenta com detalhes os resultados da análise SWOT realizada, apresentando oportunidades e desafios futuros.

Nesta publicação pode ser encontrada informação sobre:

• os desafios enfrentados pela educação STEM na Europa;
• a definição de educação integrada em STEM;
• literatura existente e pesquisa sobre o tema;
• a análise SWOT realizada;
• os desafios do mundo real e a sua conexão com a educação STEM;
• os objetivos e ferramentas implantados pelo projeto STE(A)M IT para criar o primeiro instrumento europeu de referência para a educação integrada em STE(A)M;
• Exemplos de ensino integrados STE(A)M.

Pode ser consultada em: http://steamit.eun.org/integrated-stem-teaching-state-of-play/

3.2 – “REPOSITÓRIO DE PERFIS DE CARREIRAS STEM” - Este repositório, visa auxiliar os Alunos, Pais, Professores e Orientadores Vocacionais a conhecer as carreiras STEM, bem como, o conjunto de competências associadas às mesmas. Assim, os perfis disponibilizados fornecerão, materiais multimédia como vídeos, podcasts e outros documentos sobre as carreiras STEM.

O instrumento pretende ser um apoio na introdução das carreiras STEM em sala de aula, complementando a abordagem integrada STE(A)M. Assim, mais do que uma lista de Perfis e um conjunto de ferramentas, o repositório tem por missão possibilitar o diálogo entre educadores/docentes, para que possam partilhar as suas experiências com estes recursos em sala de aula.

O Portal possibilita ainda que Alunos, Professores e Orientadores Vocacionais possam fazer comentários ou entrar em contacto com os coordenadores do projeto STE(A)M IT, contribuindo para a partilha e alargamento do conhecimento na área das carreiras STEM. 

Para mais informações: http://bit.ly/steamit-stem-career

3.3 – “Learning Scenarios”

Nesta seção, pode encontrar uma seleção de cenários integrados de aprendizagem STEM, de Ensino Básico e Secundário, criados por professores de toda a Europa e de outros lugares. Os cenários de aprendizagem estão conectados às carreiras STEM disponíveis no Repositório de perfis de carreiras STEM. Pode-se consultar e comentar sobre os cenários de aprendizagem, compartilhá-los nas redes sociais e experimentá-los com alunos!

Para mais informações: http://steamit.eun.org/category/integrated-stem-learning-scenarios/

3.4- Publication of Mid-term project brochure

Lançamento da brochura de Resumo do projeto, para mais informações: http://files.eun.org/STEAMIT/STE(A)M-IT-Midterm_Project_Brochure_January_2022.pdf

3.5 – 1.º Quadro Educativo Europeu Integrado de Ensino STEM

A fim de apoiar esta abordagem, o projeto STE(A)M IT criou o primeiro Quadro Educativo integrado STE(A)M, o qual disponibiliza conhecimento e teoria, recursos e orientação para apoiar o esforço de revolucionar o ensino STEM para o século XXI.

O documento oferece uma visão geral do enquadramento e ajuda o leitor a aceder aos seus principais recursos.

Quer aprender mais e fazer parte da revolução para a educação integrada STE(A)M na Europa? Então, siga esta ligação e explore o primeiro quadro STE(A)M em profundidade: http://files.eun.org/STEAMIT/STE(A)M-IT_Executive-Summary-Digital-PT-v2.pdf

4- Competições: 

4.1 - STEM ALLIANCE & STEAM IT - Competição “Os profissionais regressam á escola”

A competição STEM Alliance e #STEAMIT_project #SDC21 é uma possibilidade muito interessante! Através deste desafio é possível entrar em contacto com profissionais na área das STEM, organizar palestras sobre percursos profissionais, criar perfis de carreiras STEM ou organizar atividades com os seus alunos nesse âmbito.

Os vencedores terão o seu trabalho publicado no Repositório de Perfis de Carreira STEM. Terão ainda a possibilidade de tornar-se conselheiros de carreira do Projeto STE(A)M IT, receberão um treino específico e participarão em eventos e workshops como membros da rede de conselheiros de carreira STEM. Poderão ainda ser convidados a participar num painel de discussão com profissionais da STEM Alliance!

Para mais informações: http://steamit.eun.org/steam-it-competitions-2021/

4.2 - “STE(A)M IT Competitions 2021” para Escolas Primárias e Secundárias

Gostaria de se tornar um membro da rede de conselheiros de carreiras #STE(A)M IT_project?

- Participe numa das competições STEAMIT #SDC21 para professores;
- Teste colaborativamente os benefícios da educação STEM integrada;
- Apresente carreiras STEM aos seus alunos;

Os cenários de aprendizagem e histórias de implementação vencedores serão incluídos no repositório Scientix e no portal STE(A)M IT. Os vencedores serão também convidados a aderir à rede de conselheiros de carreiras STE(A)M IT.

Para informações:http://steamit.eun.org/steam-it-competitions-2021

4.3 - “Competições STE(A)M IT para os níveis de ensino Básico e Secundário 2022”

Estas competições podem auxiliar os docentes a desenvolver práticas de ensino integrado das STEM. No âmbito destes concursos poderão ser criados recursos pedagógicos como os “Cenários de Aprendizagem”, bem como “Histórias de Implementação”. Os vencedores verão as suas criações incluídas no repositório de recursos do Portal “STE(A)M IT” e serão convidados a integrar a “Rede de Conselheiros Vocacionais” do Projeto. Os participantes podem submeter os seus recursos até às 22.59h, do dia 30 abril de 2022.

Para mais informações: https://www.dge.mec.pt/noticias/competicoes-eun-para-docentes-nas-areas-stemsteam-2022

5 - Comunidade STE(A)M IT: 

É uma comunidade de professores, educadores, conselheiros vocacionais, decisores políticos dos diversos países envolvidos nesta iniciativa, com o objetivo de fazer o intercâmbio de práticas baseadas nas abordagens STEAM.

A comunidade STE(A)M IT tem um espaço dedicado no portal STE(A)M IT. Esta seção do “site” deve evoluir à medida que o projeto avança, por isso encorajamos os usuários a ficar atentos para descobrir novos conteúdos!

Nesta comunidade de intercâmbio, poderá encontrar uma seleção de cenários de aprendizagem integrados STEM criados pelos professores do STE(A)M IT Focus Group. Posteriormente, durante o projeto, também serão partilhadas histórias de implementação escritas por professores que utilizaram cenários de aprendizagem STEM integrados na sua sala de aula.

A comunidade STE(A) M IT está aberta a todos os professores interessados que desejem partilhar as suas experiências e comentários sobre o trabalho dos seus colegas, mas também a todos os usuários interessados, entre eles, profissionais STEM e conselheiros vocacionais, que gostariam de trocar experiências sobre as suas práticas baseadas nas abordagens STEAM, bem como o efeito no aumento das carreiras emergentes em STEM.

Para mais informações: http://bit.ly/steamit-community

Menu