Está aqui
Olimpíadas Portuguesas de Matemática
Content links
Olimpíadas Portuguesas de Matemática
As Olimpíadas Nacionais de Matemática realizam-se anualmente, disputadas em cinco categorias:
Mini-Olimpíadas– destinada a estudantes que frequentam o 3.º ou 4. º anos de escolaridade. As crianças participantes realizam apenas uma prova e tem como objetivo despertar o interesse de estudantes pela participação em futuras Olimpíadas.
Pré-Olimpíadas – destinada a estudantes que frequentam o 5.º de escolaridade. Os participantes realizam igualmente apenas uma prova e tem como objetivo despertar o interesse de estudantes pela participação em futuras Olimpíadas.
Categoria Júnior– destinada a estudantes que frequentam o 6.º ou 7.º anos de escolaridade. A primeira eliminatória ocorre em todas as escolas que manifestem interesse em participar e em que haja condições para que a realização, vigilância e classificação das provas se faça de acordo com o regulamento. A segunda eliminatória, conhecida como final regional, realizada num número reduzido de escolas.
Categoria A – destinada a estudantes que frequentam o 8.º ou 9.º anos de escolaridade. A primeira eliminatória ocorre em todas as escolas que manifestem interesse em participar e em que haja condições para que a realização, vigilância e classificação das provas se faça de acordo com o regulamento. A segunda eliminatória é conhecida como final regional, realizada num número reduzido de escolas.
Categoria B– destinada a estudantes que frequentam o 10.º, 11.º ou 12.ºanos de escolaridade. A primeira eliminatória ocorre em todas as escolas que manifestem interesse em participar e em que haja condições para que a realização, vigilância e classificação das provas se faça de acordo com o regulamento. A segunda eliminatória é conhecida como final regional, realizada num número reduzido de escolas.
As XXXIII Olimpíadas Portuguesas de Matemática contaram a participação, em diversas categorias, de alunos do 3.º ano, 1.º ciclo, ao 12.º ano do ensino secundário.